<b>Do global ao local: a implantação das políticas de responsabilização docente, gestão gerencial e avaliação por resultados
Resumo
Este artigo analisa os impactos da internacionalização das políticas educacionais sobre os professores, diretores e equipe pedagógica de uma escola municipal de Curitiba. Este fenômeno está relacionado à intensificação da produção e adoção de termos/conceitos amplamente difundidos e aceitos pela maioria dos sujeitos que atuam naquela escola. As novas estratégias para a elaboração das políticas deste século visam tornar a escola local privilegiado para a produção do consenso. Nesta etapa das políticas, fica evidente que o atendimento às demandas necessárias ao desenvolvimento capitalista guia a formulação das políticas educativas, minando as possibilidades de enfrentar os problemas da escola a partir do mais urgente. Por meio de pesquisa empírica, que contou com procedimentos de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, foi possível analisar a implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e sua relação com os aspectos mais gerais da internacionalização das políticas educacionais. O PDE-Escola recomenda estratégias às escolas que as levam a se responsabilizar pelos resultados obtidos nas avaliações de desempenho, a desenvolver práticas de gestão gerencialista, a não realizar discussões ampliadas com o grupo de professores pela falta de tempo necessário para tal atividade.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.