<b>Do global ao local: a implantação das políticas de responsabilização docente, gestão gerencial e avaliação por resultados

  • Fabiano Antonio dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: PDE-Escola, avaliação de desempenho, gestão escolar, internacionalização das políticas educacionais.

Resumo

Este artigo analisa os impactos da internacionalização das políticas educacionais sobre os professores, diretores e equipe pedagógica de uma escola municipal de Curitiba. Este fenômeno está relacionado à intensificação da produção e adoção de termos/conceitos amplamente difundidos e aceitos pela maioria dos sujeitos que atuam naquela escola. As novas estratégias para a elaboração das políticas deste século visam tornar a escola local privilegiado para a produção do consenso. Nesta etapa das políticas, fica evidente que o atendimento às demandas necessárias ao desenvolvimento capitalista guia a formulação das políticas educativas, minando as possibilidades de enfrentar os problemas da escola a partir do mais urgente. Por meio de pesquisa empírica, que contou com procedimentos de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, foi possível analisar a implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e sua relação com os aspectos mais gerais da internacionalização das políticas educacionais. O PDE-Escola recomenda estratégias às escolas que as levam a se responsabilizar pelos resultados obtidos nas avaliações de desempenho, a desenvolver práticas de gestão gerencialista, a não realizar discussões ampliadas com o grupo de professores pela falta de tempo necessário para tal atividade.

 

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Biografia do Autor

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal
Publicado
2016-08-01
Como Citar
Santos, F. A. dos. (2016). <b&gt;Do global ao local: a implantação das políticas de responsabilização docente, gestão gerencial e avaliação por resultados. Acta Scientiarum. Education, 38(3), 293-302. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.28047
Seção
Políticas Públicas e Gestão