<b>Artes do fazer e usos do saber no império romano: ‘lendo’ os mosaicos de Antioquia

  • Gilvan Ventura da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: antiguidade tardia, paideia, imagem

Resumo

Neste artigo, pretendemos desenvolver algumas reflexões acerca do mosaico romano como techné ou ars, ou seja, como uma técnica de decoração de interiores que comportava um alto nível de especialização. Uma vez estabelecidos, em linhas gerais, os procedimentos empregados na confecção dos mosaicos, buscaremos, em seguida, demonstrar como determinada técnica, uma maneira particular de manipulação de materiais rústicos dominada por indivíduos semiletrados cuja memória praticamente se perdeu, é mobilizada com a finalidade de exprimir temas e motivos conectados com a paideia, a formação cultural superior concedida aos membros da elite greco-romana. Como estudo de caso, tomaremos dois mosaicos encontrados na assim denominada Casa de Menandro, uma villa situada no distrito de Dafne, ao sul de Antioquia. Ambos os mosaicos datam da segunda metade do século III.

 

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Biografia do Autor

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo
É Professor Associado do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), instituição na qual coordena um Grupo de Pesquisa em História de Roma, com ênfase na investigação acerca dos vínculos entre religião, identidade e poder no Império Romano.
Publicado
2016-08-01
Como Citar
Silva, G. V. da. (2016). <b&gt;Artes do fazer e usos do saber no império romano: ‘lendo’ os mosaicos de Antioquia. Acta Scientiarum. Education, 38(3), 219-229. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.28713
Seção
História da Educação