<b>Artes do fazer e usos do saber no império romano: ‘lendo’ os mosaicos de Antioquia
Resumo
Neste artigo, pretendemos desenvolver algumas reflexões acerca do mosaico romano como techné ou ars, ou seja, como uma técnica de decoração de interiores que comportava um alto nível de especialização. Uma vez estabelecidos, em linhas gerais, os procedimentos empregados na confecção dos mosaicos, buscaremos, em seguida, demonstrar como determinada técnica, uma maneira particular de manipulação de materiais rústicos dominada por indivíduos semiletrados cuja memória praticamente se perdeu, é mobilizada com a finalidade de exprimir temas e motivos conectados com a paideia, a formação cultural superior concedida aos membros da elite greco-romana. Como estudo de caso, tomaremos dois mosaicos encontrados na assim denominada Casa de Menandro, uma villa situada no distrito de Dafne, ao sul de Antioquia. Ambos os mosaicos datam da segunda metade do século III.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.