<b>Compreensões acerca de práticas avaliativas na formação de professores

  • Raquel Lazzari Leite Barbosa Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Sergio Fabiano Annibal Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Rosemary Trabold Nicacio Faculdades Integradas de Ourinhos http://orcid.org/0000-0003-1901-9265
Palavras-chave: Avaliação, Formação de Professores, Ensino superior.

Resumo

Neste artigo, a discussão resulta de uma experiência piloto em uma licenciatura em Pedagogia de instituição privada do interior do Estado de São Paulo e decorre do projeto ‘Mapeamento da Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP [Proc. 2012/18530-3] (Barbosa, 2012), sediado na UNESP. Esta reflexão se justifica pelo fato de que, ao estudarmos os processos avaliativos, temos a oportunidade de entender mais apuradamente tanto o processo de aprendizagem dos alunos quanto as representações dos professores sobre avaliação, bem como suas vinculações com as práticas pedagógicas, além de reforçar a ideia de que a avaliação não se restringe ao exame e à classificação dos estudantes, mas está atrelada às possibilidades de democratização das relações didáticas. Amparamo-nos na abordagem metodológica qualitativa, utilizando também dados quantitativos. Como resultado deste estudo, percebemos que alunos e professores consideram haver, no curso analisado, aspectos da avaliação formativa, todavia, assinalamos a manutenção de uma visão restrita das práticas avaliativas, entendendo-as como sinônimo de medida, permanecendo, portanto, um distanciamento da perspectiva de avaliação integrada e favorecedora dos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Raquel Lazzari Leite Barbosa graduou-se em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Fez Mestrado e Doutorado em Educação, respectivamente, na PUC-SP e na Unicamp e fez Livre-docência em Didática pela UNESP. Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP-Assis/SP e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências -UNESP-Marília/SP. Coordena o Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem, ensino e narrativa de professores GEPLENP UNESP-Assis/SP, certificado pelo CNPq. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Educação com ênfase em formação de professores,avaliação educacional e práticas de leitura
Sergio Fabiano Annibal, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília (2009); Estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009); Mestrado em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara (2004); Licenciado e Bacharel em Letras UNESP/Araraquara (2001). Atuou como docente permanente e vice-coordenador do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (2011-2013). Atualmente, é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da UNESP/Assis nas disciplinas de Didática e Introdução aos Estudos da Educação nos cursos de Ciências Biológicas e Letras. Membro titular da Congregação (UNESP/Assis) e das Comissões de Ensino e Extensão. Tem experiência de pesquisa em Educação, especificamente, em Formação de Professores. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da UNESP/Assis. 
Rosemary Trabold Nicacio, Faculdades Integradas de Ourinhos
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília; MESTRE em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), ESPECIALISTA em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela UFF (2013), Gestão de Redes Públicas pela USP/REDEFOR (2011), Gestão Educacional pela UNICAMP/Campinas (2005), graduada em GEOGRAFIA pela Universidade de Marília (1987), graduada em PEDAGOGIA pela Universidade do Oeste Paulista (1994). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos (desde 2005) e efetivo concursado - Secretaria de Estado da Educação, no cargo de Supervisor de Ensino (desde 2004). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Práticas de Leitura, didática, Formação de Professores, Educação à Distância e Gestão escolar.Além disso, é membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP)/UNESP/Assis. 
Publicado
2017-04-17
Como Citar
Barbosa, R. L. L., Annibal, S. F., & Nicacio, R. T. (2017). <b&gt;Compreensões acerca de práticas avaliativas na formação de professores. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 215-224. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.29046
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas