<b>Compreensões acerca de práticas avaliativas na formação de professores
Resumo
Neste artigo, a discussão resulta de uma experiência piloto em uma licenciatura em Pedagogia de instituição privada do interior do Estado de São Paulo e decorre do projeto ‘Mapeamento da Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP [Proc. 2012/18530-3] (Barbosa, 2012), sediado na UNESP. Esta reflexão se justifica pelo fato de que, ao estudarmos os processos avaliativos, temos a oportunidade de entender mais apuradamente tanto o processo de aprendizagem dos alunos quanto as representações dos professores sobre avaliação, bem como suas vinculações com as práticas pedagógicas, além de reforçar a ideia de que a avaliação não se restringe ao exame e à classificação dos estudantes, mas está atrelada às possibilidades de democratização das relações didáticas. Amparamo-nos na abordagem metodológica qualitativa, utilizando também dados quantitativos. Como resultado deste estudo, percebemos que alunos e professores consideram haver, no curso analisado, aspectos da avaliação formativa, todavia, assinalamos a manutenção de uma visão restrita das práticas avaliativas, entendendo-as como sinônimo de medida, permanecendo, portanto, um distanciamento da perspectiva de avaliação integrada e favorecedora dos processos de ensino e de aprendizagem.
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