<b>Understanding assessment practices in teacher training

  • Raquel Lazzari Leite Barbosa Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Sergio Fabiano Annibal Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Rosemary Trabold Nicacio Faculdades Integradas de Ourinhos http://orcid.org/0000-0003-1901-9265
Keywords: Evaluation, Teacher Training, Higher Education.

Abstract

 

In this study, the discussion results from a pilot experience in a Pedagogy course in a private institution in the state of São Paulo and derived from the project ‘Mapping of Learning Assessment in Higher Education’, funded by the São Paulo Research Foundation - FAPESP (Proc. 2012/18530-3), at UNESP. This reflection is justified by the fact that as we study the assessment processes, we have the opportunity to better understand the learning processes of students and representations of teachers on the subject and its links with pedagogical practices and also reinforce the idea that the assessment is not restricted to the examination and classification of students, but is linked to the democratization of the educational relationships. The study was based on a qualitative methodological approach also using quantitative data. Our findings indicated that students and teachers consider the course analyzed has aspects of formative assessment, however, pointed out the maintenance of a restricted view of assessment practices, understanding them as a synonymous of measurement, keeping thus a distance from the integrated evaluation perspective that favors teaching and learning processes.

  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Raquel Lazzari Leite Barbosa graduou-se em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Fez Mestrado e Doutorado em Educação, respectivamente, na PUC-SP e na Unicamp e fez Livre-docência em Didática pela UNESP. Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP-Assis/SP e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências -UNESP-Marília/SP. Coordena o Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem, ensino e narrativa de professores GEPLENP UNESP-Assis/SP, certificado pelo CNPq. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Educação com ênfase em formação de professores,avaliação educacional e práticas de leitura
Sergio Fabiano Annibal, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília (2009); Estágio de doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2008-2009); Mestrado em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara (2004); Licenciado e Bacharel em Letras UNESP/Araraquara (2001). Atuou como docente permanente e vice-coordenador do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (2011-2013). Atualmente, é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da UNESP/Assis nas disciplinas de Didática e Introdução aos Estudos da Educação nos cursos de Ciências Biológicas e Letras. Membro titular da Congregação (UNESP/Assis) e das Comissões de Ensino e Extensão. Tem experiência de pesquisa em Educação, especificamente, em Formação de Professores. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) da UNESP/Assis. 
Rosemary Trabold Nicacio, Faculdades Integradas de Ourinhos
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília; MESTRE em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), ESPECIALISTA em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela UFF (2013), Gestão de Redes Públicas pela USP/REDEFOR (2011), Gestão Educacional pela UNICAMP/Campinas (2005), graduada em GEOGRAFIA pela Universidade de Marília (1987), graduada em PEDAGOGIA pela Universidade do Oeste Paulista (1994). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos (desde 2005) e efetivo concursado - Secretaria de Estado da Educação, no cargo de Supervisor de Ensino (desde 2004). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Práticas de Leitura, didática, Formação de Professores, Educação à Distância e Gestão escolar.Além disso, é membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP)/UNESP/Assis. 
Published
2017-04-17
How to Cite
Barbosa, R. L. L., Annibal, S. F., & Nicacio, R. T. (2017). <b&gt;Understanding assessment practices in teacher training. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 215-224. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.29046
Section
Teachers' Formation and Public Policy