<b>Formação continuada: a visão dos professores de um curso de graduação tecnológica

  • Fabiana Martinello Paez Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Antonio Serafim Pereira Universidade do Extremo Sul Catarinense
Palavras-chave: professores, formação continuada, necessidades formativas.

Resumo

O presente trabalho descreve a pesquisa que buscou compreender as necessidades de formação continuada dos professores do curso de graduação tecnológica de design de moda, oferecido em uma cidade do sul catarinense. A partir da análise do projeto pedagógico do curso, questionário e entrevistas com os professores, apreendeu-se que os professores, em sua maioria, aludiram à necessidade formativa, voltada às questões metodológicas de ensino, de certa maneira, contempladas nos espaços de formação oferecidos pela instituição, todavia centrados na racionalidade técnica e formatados na modalidade de palestras e/ou cursos de curta duração esporádicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Martinello Paez, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Coordenação Pedagógica e Professora. Experiencia em Formação de Professores; Docência e Gestão Escolar.
Antonio Serafim Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense
 Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS. Doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-USC, Espanha. Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina. Atualmente é professor pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no Programa de Mestrado em Educação e coordena o FORGESB, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Gestão na Educação Básica.
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Paez, F. M., & Pereira, A. S. (2017). <b&gt;Formação continuada: a visão dos professores de um curso de graduação tecnológica. Acta Scientiarum. Education, 39, 567-575. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i0.29483
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas