<b>Revista de Pedagogia e sua concepção de ensino para a educação paranaense (1957 a 1966)

  • Rossano Silva Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: história da educação, história intelectual, impressos, formação de professores.

Resumo

 O objetivo do presente trabalho é investigar as concepções veiculadas na Revista de Pedagogia (1957 a1966), no tocante às definições sobre os objetivos e estratégias de intervenção nas escolas isoladas, localizadas no Estado do Paraná. A Revista de Pedagogia teve à sua frente o intelectual e educador Erasmo Pilotto (1910-1992), considerado pela história da educação um dos principais articuladores da Escola Nova no Paraná. A revista em questão foi publicada pela Associação de Estudos Pedagógicos (1956-1970), instituição que teve como principal objetivo a formação de professores primários, buscando discutir planos, propostas e metodologias de ensino, especialmente pensadas para as escolas isoladas, divulgadas principalmente pela Revista de Pedagogia. O aporte teórico desta investigação baseia-se nas considerações de Bourdieu sobre o conceito de intelectual e de sua teoria praxiológica, a fim de analisar a contribuição de Pilotto para o campo educacional. Constituem-se como principais fontes deste trabalho a revista em questão, que contou com cinco volumes e 22 edições, ao lado das obras de Pilotto e Dottrens. Nas fontes citadas, foram analisadas as concepções de Pilotto e como esse se apropriou das contribuições sobre individualização do ensino, presentes na obra de Dottrens.

 

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Biografia do Autor

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor e mestre em Educação, Linha de História e Historiografia da Educação, PPGE-UFPR.

Licenciatura em Desenho, EMBAP/UNESPAR.

Professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR.

Membro do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação - GPHIE

Publicado
2018-04-16
Como Citar
Silva, R. (2018). <b&gt;Revista de Pedagogia e sua concepção de ensino para a educação paranaense (1957 a 1966). Acta Scientiarum. Education, 40(2), e31236. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.31236
Seção
História da Educação