<b>Revista de Pedagogia e sua concepção de ensino para a educação paranaense (1957 a 1966)
Resumo
O objetivo do presente trabalho é investigar as concepções veiculadas na Revista de Pedagogia (1957 a1966), no tocante às definições sobre os objetivos e estratégias de intervenção nas escolas isoladas, localizadas no Estado do Paraná. A Revista de Pedagogia teve à sua frente o intelectual e educador Erasmo Pilotto (1910-1992), considerado pela história da educação um dos principais articuladores da Escola Nova no Paraná. A revista em questão foi publicada pela Associação de Estudos Pedagógicos (1956-1970), instituição que teve como principal objetivo a formação de professores primários, buscando discutir planos, propostas e metodologias de ensino, especialmente pensadas para as escolas isoladas, divulgadas principalmente pela Revista de Pedagogia. O aporte teórico desta investigação baseia-se nas considerações de Bourdieu sobre o conceito de intelectual e de sua teoria praxiológica, a fim de analisar a contribuição de Pilotto para o campo educacional. Constituem-se como principais fontes deste trabalho a revista em questão, que contou com cinco volumes e 22 edições, ao lado das obras de Pilotto e Dottrens. Nas fontes citadas, foram analisadas as concepções de Pilotto e como esse se apropriou das contribuições sobre individualização do ensino, presentes na obra de Dottrens.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.