<b>Produção de textos e processo inicial de alfabetização

Palavras-chave: alfabetização, produção de textos, ensino fundamental, infância.

Resumo

 

Este artigo objetiva analisar processos de produção de textos no início do ensino fundamental de nove anos com ênfase nos posicionamentos das crianças diante das propostas e dos destinatários escolhidos para seus textos. Reflete sobre as possibilidades de as crianças produzirem textos no início da alfabetização. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa com enfoque sócio-histórico e utiliza, como técnica de produção de dados, proposições de produção de textos. Conclui que as crianças constroem seu discurso a partir dos seus interlocutores, anunciando a necessidade de a produção de textos se tornar elemento essencial do processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita na fase inicial de alfabetização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dania Monteiro Vieira Costa, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita e crianças.
Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, professora do Centro de Educação da Ufes e integrante da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Costa, D. M. V., & Gontijo, C. M. M. (2017). <b&gt;Produção de textos e processo inicial de alfabetização. Acta Scientiarum. Education, 39(4), 421-430. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.32115
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas