<b>Produção de textos e processo inicial de alfabetização
Resumo
Este artigo objetiva analisar processos de produção de textos no início do ensino fundamental de nove anos com ênfase nos posicionamentos das crianças diante das propostas e dos destinatários escolhidos para seus textos. Reflete sobre as possibilidades de as crianças produzirem textos no início da alfabetização. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa com enfoque sócio-histórico e utiliza, como técnica de produção de dados, proposições de produção de textos. Conclui que as crianças constroem seu discurso a partir dos seus interlocutores, anunciando a necessidade de a produção de textos se tornar elemento essencial do processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita na fase inicial de alfabetização.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.