Cultura digital e docência: possibilidades para a educação musical

Palavras-chave: musicalidade, informática educativa, formação de professores

Resumo

 Este artigo discute o modo como a Cultura Digital afeta a atuação docente na área da Educação Musical, problematizando o uso de recursos tecnológicos e seus desafios na prática pedagógica. A partir da reflexão sobre os conceitos de Musicalidade e Cultura Digital, o trabalho analisa um recorte sobre as transformações dos processos de aprendizagem e autoaprendizagem das práticas musicais subsidiadas pelas Novas Tecnologias Digitais (NTD) no contexto da Educação Musical. A metodologia foi constituída de revisão de literatura, questionário on-line e entrevista semiestruturada com músicos profissionais experientes, cujos dados coletados foram analisados na perspectiva quali-quantitativa. Os resultados demonstram que a Cultura Digital permeia as práticas pedagógicas do planejamento e pesquisa de materiais à implementação de recursos de aprendizagem e autoaprendizagem. A pesquisa aponta desafios da docência no campo da Educação Musical, considerando o descompasso constatado entre a fluência na Cultura Digital dos estudantes e as limitações materiais de infraestrutura, de conectividade e de formação inicial e continuada de professores. Defende que a Educação Musical se beneficia com o emprego das novas tecnologias digitais, porém exige uma mudança paradigmática ao entender o estudante como um ser integral e protagonista do processo educativo-musical, cuja bagagem tecnológica pode ser crucial no processo educativo.

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Biografia do Autor

Luciane da Costa Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua nos cursos de Música e Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. Segunda líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq), sob coordenação da Dra. Leda Mafioletti. Graduada em Música/UFRGS com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/PGIE-UFRGS, realizando doutorado sanduíche no Institute of Education of University College London como pesquisadora visitante sob orientação do profº Graham Welch. Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), cognição musical, performance no contexto de novas tecnologias.
Graham Frederick Welch, University College London
Professor Graham Welch holds the UCL Institute of Education Established Chair of Music Education (since 2001). He is elected Chair of Society for Education, Music and Psychology Research (SEMPRE), the first UK President of the International Society for Music Education (ISME, 2008–2014), held Visiting Professorships within the UK and overseas, and is a former member of the UK Arts and Humanities Research Council (AHRC) Review College for Music (2007-2015). Publications number 350.
Leda de Albuquerque Maffioletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora Visitante da University of Queensland (School of Music, 2015), onde especializou-se em Pesquisa Narrativa em Educação Musical. Licenciada em Música, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Professora Associada da Faculdade de Educação/UFRGS. É líder do grupo de pesquisa EDUCAMUS - Música e Educação (CNPq). Desenvolve pesquisa na área de Música na Infância e Formação de Professores.
Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
liseo Reategui é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e professor permanente dos Programas de Pós-Graduação de Informática na Educação (PGIE-UFRGS) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU-UFRGS). Eliseo é doutor em Informática pela Universidade de Londres, Inglaterra. Cursou o Bacharelado em Informática na PUC-RS, e Mestrado em Ciência da Computação na UFRGS. Trabalhou no departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa Kalisto em Bordeaux, França, aplicando conceitos de inteligência artificial (IA) em jogos de computador. Foi consultor em informática pela empresa americana Cognition em Paris, França, prestando serviços para empresas como Peugeot e Thomson. Foi professor do Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul por 6 anos, e também gerente de projetos da empresa GoDigital, em Porto Alegre, RS. Suas principais áreas de interesse incluem inteligência artificial, interação humano-computador e aplicações de IA na educação.
Publicado
2019-01-02
Como Citar
Cuervo, L. da C., Welch, G. F., Maffioletti, L. de A., & Reategui, E. (2019). Cultura digital e docência: possibilidades para a educação musical. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e34442. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34442
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas