Cultura digital y docencia: posibilidades para la educación musical

Palabras clave: musicalidad, informática educativa, formación de profesores.

Resumen

Este artículo discute el modo como la Cultura Digital afecta la actuación docente en el área de la Educación Musical, problematizando el uso de recursos tecnológicos y sus desafíos en la práctica pedagógica. A partir de la reflexión sobre los conceptos de Musicalidad y Cultura Digital, el artículo analiza un recorte sobre las transformaciones de los procesos de aprendizaje y autoaprendizaje de las prácticas musicales subsidiadas por las Nuevas Tecnologías Digitales (NTD) en el contexto de la Educación Musical. La metodología fue constituida de revisión de literatura, cuestionario en línea y entrevista semiestructurada con músicos profesionales experimentados, cuyos datos recolectados fueron analizados en la perspectiva cualitativa y cuantitativa. Los resultados demuestran que la Cultura Digital permea las prácticas pedagógicas de la planificación e investigación de materiales a la implementación de recursos de aprendizaje y autoaprendizaje. La investigación apunta desafíos de la docencia en el campo de la Educación Musical, considerando el descompaso constatado entre la fluidez en la Cultura Digital de los estudiantes y las limitaciones materiales de infraestructura, de conectividad y de formación inicial y continuada de profesores. Defiende que la Educación Musical se beneficia con el empleo de las nuevas tecnologías digitales, pero exige un cambio paradigmático al entender al estudiante como un ser integral y protagonista del proceso educativo-musical, cuyo equipaje tecnológico puede ser crucial en el proceso educativo.

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Biografía del autor/a

Luciane da Costa Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua nos cursos de Música e Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. Segunda líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq), sob coordenação da Dra. Leda Mafioletti. Graduada em Música/UFRGS com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/PGIE-UFRGS, realizando doutorado sanduíche no Institute of Education of University College London como pesquisadora visitante sob orientação do profº Graham Welch. Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), cognição musical, performance no contexto de novas tecnologias.
Graham Frederick Welch, University College London
Professor Graham Welch holds the UCL Institute of Education Established Chair of Music Education (since 2001). He is elected Chair of Society for Education, Music and Psychology Research (SEMPRE), the first UK President of the International Society for Music Education (ISME, 2008–2014), held Visiting Professorships within the UK and overseas, and is a former member of the UK Arts and Humanities Research Council (AHRC) Review College for Music (2007-2015). Publications number 350.
Leda de Albuquerque Maffioletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora Visitante da University of Queensland (School of Music, 2015), onde especializou-se em Pesquisa Narrativa em Educação Musical. Licenciada em Música, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Professora Associada da Faculdade de Educação/UFRGS. É líder do grupo de pesquisa EDUCAMUS - Música e Educação (CNPq). Desenvolve pesquisa na área de Música na Infância e Formação de Professores.
Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
liseo Reategui é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e professor permanente dos Programas de Pós-Graduação de Informática na Educação (PGIE-UFRGS) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU-UFRGS). Eliseo é doutor em Informática pela Universidade de Londres, Inglaterra. Cursou o Bacharelado em Informática na PUC-RS, e Mestrado em Ciência da Computação na UFRGS. Trabalhou no departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa Kalisto em Bordeaux, França, aplicando conceitos de inteligência artificial (IA) em jogos de computador. Foi consultor em informática pela empresa americana Cognition em Paris, França, prestando serviços para empresas como Peugeot e Thomson. Foi professor do Departamento de Informática da Universidade de Caxias do Sul por 6 anos, e também gerente de projetos da empresa GoDigital, em Porto Alegre, RS. Suas principais áreas de interesse incluem inteligência artificial, interação humano-computador e aplicações de IA na educação.
Publicado
2019-01-02
Cómo citar
Cuervo, L. da C., Welch, G. F., Maffioletti, L. de A., & Reategui, E. (2019). Cultura digital y docencia: posibilidades para la educación musical. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e34442. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34442
Sección
Formação de Professores e Políticas Públicas