#Zikazero: o empreendedorismo na educação como estratégia produtora de governamentalidade neoliberal

Palavras-chave: escola, subjetividade, biopolítica, biopoder.

Resumo

O artigo utiliza-se da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti desenvolvida pelo governo do Brasil em finais do ano de 2015 e começo de 2016, e através dela problematiza algumas conexões entre as noções de biopolítica, biopoder e governamentalidade e o que parece se apresentar como uma tendência à produção de sujeitos empreendedores na educação deste país. Pensamos que a campanha, denominada #ZIKAZERO, pode funcionar como um exemplo do que parece ser uma convocação à escola por parte da sociedade para assumir o papel de carro chefe da paulatina entrada do empreendedorismo na educação formal. No texto desenvolveremos, em primeiro lugar, os três conceitos antes citados, tendo como pano de fundo a campanha em questão; em segundo lugar vincularemos a educação à sociedade de consumo utilizando a noção de empreendedorismo como link que favorece os processos de ida e vinda entre ambas; e por último, mostraremos como a campanha #ZIKAZERO serve de exemplo para expor algumas práticas vinculadas ao movimento do empreendedorismo, e como a população é chamada a ‘fazer sua parte’ no que pareceria ser uma produção de subjetividades empreendedoras.

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Biografia do Autor

Iván Gregorio Silva Miguel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista CAPES. Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES), realizou um estágio no Instituto de Creatividade e Inovação Educativa (ICIE) da Universidade de Valência (2017). Mestre em Educação pelo PPGE - UFSM (2014, O enfoque por competências no discurso sobre o Ensino Médio brasileiro: um exercício de problematização. Bolsista OEA-GCUB). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física (ISEF - Uruguai) (2002). Possui experiência como docente em nível terciário no Instituto Universitário Asociación Cristiana de Jóvenes do Uruguai; assim como no Ensino Médio, Fundamental e Educação Infantil em várias instituições também do Uruguai. Participa do grupo de estudo e pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio (FILJEM-UFSM) e é membro do Sistema Nacional de Investigadores do Uruguai.

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Ensino Médio). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015.. Bolsista Produtividade CNPQ.

Publicado
2019-01-02
Como Citar
Miguel, I. G. S., & Tomazetti, E. M. (2019). #Zikazero: o empreendedorismo na educação como estratégia produtora de governamentalidade neoliberal. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e35321. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35321
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas