#Zikazero: el emprendedorismo en la educación como estrategia productiva de gobernamentalidad neoliberal

Palabras clave: escuela, la subjetividad, biopolítica, biopoder

Resumen

El artículo se utiliza de la campaña de combate al mosquito Aedes Aegypti desarrollada por el gobierno de Brasil a finales del año 2015 y comienzos de 2016, ya través de ella problematiza algunas conexiones entre las nociones de biopolítica, biopoder y gubernamentalidad y lo que parece presentarse como una tendencia a la producción de sujetos emprendedores en la educación de este país. Pensamos que la campaña, denominada #ZIKAZERO, puede funcionar como un ejemplo de lo que parece ser una convocatoria a la escuela por parte de la sociedad para asumir el papel de carro jefe de la gradual entrada del emprendedorismo en la educación formal. En el texto desarrollaremos, en primer lugar, los tres conceptos antes citados, teniendo como telón de fondo la campaña en cuestión; en segundo lugar vincularemos la educación a la sociedad de consumo utilizando la noción de emprendedorismo como enlace que favorece los procesos de ida y venida entre ambas; y por último, mostraremos cómo la campaña #ZIKAZERO sirve de ejemplo para exponer algunas prácticas vinculadas al movimiento del emprendedorismo, y cómo la población está llamada a ‘hacer su parte’ en lo que parecería ser una producción de subjetividades emprendedoras.

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Biografía del autor/a

Iván Gregorio Silva Miguel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista CAPES. Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES), realizou um estágio no Instituto de Creatividade e Inovação Educativa (ICIE) da Universidade de Valência (2017). Mestre em Educação pelo PPGE - UFSM (2014, O enfoque por competências no discurso sobre o Ensino Médio brasileiro: um exercício de problematização. Bolsista OEA-GCUB). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física (ISEF - Uruguai) (2002). Possui experiência como docente em nível terciário no Instituto Universitário Asociación Cristiana de Jóvenes do Uruguai; assim como no Ensino Médio, Fundamental e Educação Infantil em várias instituições também do Uruguai. Participa do grupo de estudo e pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio (FILJEM-UFSM) e é membro do Sistema Nacional de Investigadores do Uruguai.

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Ensino Médio). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015.. Bolsista Produtividade CNPQ.

Publicado
2019-01-02
Cómo citar
Miguel, I. G. S., & Tomazetti, E. M. (2019). #Zikazero: el emprendedorismo en la educación como estrategia productiva de gobernamentalidad neoliberal. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e35321. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35321
Sección
Formação de Professores e Políticas Públicas