Entre procedimentos e roteiros didáticos de tradução – condições de invenção

Palavras-chave: didática, transcriação, escrileituras.

Resumo

Este artigo é sobre as condições de invenção de uma didática tradutória, por meio da escrita fabulatória. Para tanto, analisa respostas emitidas por 26 professores ao instrumento de pesquisa Roteiro didático de tradução de uma aula ou oficina, o qual foi trabalhado nos quatro núcleos do Projeto Escrileituras. Postulando uma didática transcriadora, desde os conceitos de diferença pura e signo (Gilles Deleuze), bem como de invenção (Henri Bergson), triangula as questões do Roteiro para mostrar os fios operadores da didática do Projeto Escrileituras. Conclui que as suas condições de invenção implicam construir e habitar um determinado território teórico e ter uma certa disciplina dos corpos, disposta pelo encontro com os signos da arte. Território e corpos que dão o que pensar, inventar e fabular; fazendo, nessa deambulação, nascer diferentes leituras e escrituras.

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Biografia do Autor

Karen Elisabete Rosa Nodari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES DA ÁREA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS. DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFRGS, EM 2007, NA LINHA DE PESQUISA FILOSOFIAS DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO. PESQUISADORA DO OBSERVATÓRIO EDUCACIONAL (CAPES/INEP) PROJETO ESCRILEITURAS ENTRE 2011 A 2014. ATUALMENTE REALIZA ESTÁGIO PÓS DOUTORAL NO PPGEDU/UFRGS SOB A SUPERVISÃO DA PROFA. DRA. SANDRA MARA CORAZZA.
Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(1998). Docente da Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação.  Pesquisadora de Produtividade 1 C do CNPq (2002-). Líder dos Grupos de Pesquisa, Diretório do CNPq/Lattes: 1) DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (2002 -); 2) Escrileituras da diferença em filosofia-educação (2015 -). Experimentadora de Filosofia-Educação; Escrileituras da Diferença;

Publicado
2019-03-20
Como Citar
Nodari, K. E. R., & Corazza, S. M. (2019). Entre procedimentos e roteiros didáticos de tradução – condições de invenção. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e37255. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37255
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas