<b>“A gente está sempre com a guilhotina no pescoço”: precariedade e violência no trabalho docente

Palavras-chave: ensino superior, professor substituto, sofrimento no trabalho.

Resumo

O atual cenário político-econômico tem gerado mudanças no ensino superior público, resultando na precariedade das condições e das relações laborais. Isto se materializa nas universidades, na figura dos professores substitutos, submetidos a um vínculo temporário. Nesse artigo, analisa-se a natureza da relação existente entre a precariedade, a ocorrência de violência no trabalho e suas repercussões subjetivas. Os dados aqui apresentados foram oriundos de uma pesquisa qualitativa, fruto de uma dissertação de mestrado, que usou o referencial teórico-metodológico da psicodinâmica do trabalho, em articulação com o materialismo histórico-dialético. Foram realizadas entrevistas com 28 professores, três gestores e 14 sessões coletivas, com seis docentes. Contemplou-se o cumprimento da resolução nº 510/16, do Conselho Nacional de Saúde, sobre a ética nas pesquisas em ciências sociais e humanas. Foram constatadas violências psicológicas no modo de organização do trabalho e nas relações estabelecidas, o que gera sofrimento e pode comprometer a saúde dos professores, embora não se tenha caracterizado a existência de patologias. Não obstante, o prazer no trabalho é vivenciado pelo sentido que este assume para os docentes e a sociedade, pelo grau de autonomia possibilitado no exercício das atribuições e ainda pelo reconhecimento vindo dos discentes.

 

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Biografia do Autor

Solange Lopes da Silva, Universidade Federal do Maranhão
Mestre em Psicologia, Universidade Federal do Maranhão.
Carla Vaz dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do Departamento de Psicologia

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil(2011)

Brenda Barros Machados, Universidade Federal do Maranhão
Concludente do curso de Psicologia.
Publicado
2018-02-05
Como Citar
Silva, S. L. da, Ribeiro, C. V. dos S., & Machados, B. B. (2018). <b&gt;“A gente está sempre com a guilhotina no pescoço”: precariedade e violência no trabalho docente. Acta Scientiarum. Education, 40(1), e37657. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37657
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas