<b>Contextualização e valorização em Wittgenstein: discussões na relação entre educação matemática e educação do campo

Palavras-chave: etnomatemática, pós-estruturalismo, ensino, linguagem.

Resumo

 Este artigo discute a contextualização e valorização quando se trata da relação entre educação matemática e educação do campo. De cunho bibliográfico, o presente artigo é resultado da fase inicial de um projeto de pesquisa que está sendo realizado desde 2015 na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O objetivo é compreender as relações feitas entre educação matemática e educação do campo por autores que discutem sobre isso em pesquisas brasileiras. A pesquisa mostra que na educação do campo se destacam a contextualização e a valorização de saberes locais. Neste sentido, identifico a presença de uma nova linha de pesquisa que entrelaça a etnomatemática com estudos pós-estruturalistas e Wittgensteinianos que, além de buscar trazer o contexto do campo para a sala de aula, evidencia mais ainda as formas de vida do campo. A partir disto, apresento diferentes perspectivas teóricas que a filosofia de Wittgenstein pode oferecer para a pesquisa e o ensino de matemática em contextos do campo e encaminho proposições de análises e práticas pedagógicas destinadas à área da matemática nos cursos de educação do campo e para a educação básica neste contexto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Brasil(2016)

Possui graduação em licenciatura plena em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006), graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atuou por 8 anos (2008-2015) como professor da educação básica pela SEDUC/PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem matemática e formação de professores.

Publicado
2018-06-15
Como Citar
Teixeira junior, V. P. (2018). <b&gt;Contextualização e valorização em Wittgenstein: discussões na relação entre educação matemática e educação do campo. Acta Scientiarum. Education, 40(3), e37801. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.37801
Seção
História da Educação