Política social: de sua gênese ao contexto brasileiro
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a gênese da política social, desde a primeira Lei dos Pobres, no século XIV até o contexto neoliberal das políticas sociais no Brasil. Foi realizado um estudo documental e bibliográfico. No século XIV encontra-se a primeira lei voltada à pobreza, na Grã-Bretanha, que pode ser considerada como uma das primeiras políticas sociais do mundo. Até o século XVIII outras leis surgem para combater a pobreza, porém muito mais punitivas do que assistencialistas. O século XIX é marcado pelo capitalismo e pela luta social dos trabalhadores em busca de direitos. Do século XX até os dias atuais, as políticas sociais estiveram atreladas ao liberalismo e ao neoliberalismo. No contexto brasileiro, as políticas sociais não atingem o objetivo de combate à pobreza, havendo ações paliativas como as políticas compensatórias.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.