Contribuições de Paulo Freire e Célestin Freinet ao processo de ensino-aprendizagem

Palavras-chave: pedagogia freiriana, pedagogia freinetiana, ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo dialoga com as contribuições dadas pela pedagogia freiriana e a fpedagogia Freinetiana, no que diz respeito ao múltiplo e complexo processo de ensino-aprendizagem. As de um e outro convergem para a grande importância do protagonista neste processo – o educando - e a enfatizam. Outro aspecto preponderante nesse diálogo são as relações entre educação e humanização. Freire defende a substituição da educação tradicional pela educação orientada para a criação de disposições mentais críticas, favoráveis à participação, à deliberação coletiva, à ingerência, à dialogicidade, ao autogoverno e, consequentemente, à sua contribuição para com a democratização. Freinet assegura que o educando tem motivações e entusiasmos que o educador deve liberar e favorecer; este, por sua vez, deve criar um espaço favorável ao processo de ensino, facilitando sua aprendizagem através das ‘técnicas pedagógicas para a vida’. Tanto Freire quanto Freinet não só criticam as formas tradicionais e ultrapassadas do ensino e da aprendizagem, mas apontam ações práticas e simples através de suas experiências: Freire – com as expressões da emergência política das classes populares e com os movimentos sociais; Freinet – com as técnicas e práticas pedagógicas e o ensino direcionado ao povo.

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Biografia do Autor

Rosane Gumiero, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.(UEM), (1985); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.(UNESP), (1995); Doutorado em Educação e Politicas Publicas, pela Universidade Estadual de Campinas.(UNICAMP), (2005) e Estágio Pós-Doutoral na L'Universite Ouest Nanterre - Franca (PARIS X),(2011) em Pedagogia Institucional e Violência Escolar. Professora titular da Universidade Estadual de Maringá(UEM), atuando no Curso de Psicologia na area de Escolar. Tem experiência em Supervisão Escolar e atua com as temáticas; currículo, ensino, aprendizagem, violência escolar, pedagogia institucional,tecnicas de Freinet, reestruturação do ensino médio, adolescente-psicologia-ensino, políticas públicas, prática escolar e pedagogia histórico-cultural. educação .

Publicado
2019-03-20
Como Citar
Gumiero, R., & Araújo, K. de. (2019). Contribuições de Paulo Freire e Célestin Freinet ao processo de ensino-aprendizagem. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e41255. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41255
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas