Contribuições de Paulo Freire e Célestin Freinet ao processo de ensino-aprendizagem
Resumo
Este artigo dialoga com as contribuições dadas pela pedagogia freiriana e a fpedagogia Freinetiana, no que diz respeito ao múltiplo e complexo processo de ensino-aprendizagem. As de um e outro convergem para a grande importância do protagonista neste processo – o educando - e a enfatizam. Outro aspecto preponderante nesse diálogo são as relações entre educação e humanização. Freire defende a substituição da educação tradicional pela educação orientada para a criação de disposições mentais críticas, favoráveis à participação, à deliberação coletiva, à ingerência, à dialogicidade, ao autogoverno e, consequentemente, à sua contribuição para com a democratização. Freinet assegura que o educando tem motivações e entusiasmos que o educador deve liberar e favorecer; este, por sua vez, deve criar um espaço favorável ao processo de ensino, facilitando sua aprendizagem através das ‘técnicas pedagógicas para a vida’. Tanto Freire quanto Freinet não só criticam as formas tradicionais e ultrapassadas do ensino e da aprendizagem, mas apontam ações práticas e simples através de suas experiências: Freire – com as expressões da emergência política das classes populares e com os movimentos sociais; Freinet – com as técnicas e práticas pedagógicas e o ensino direcionado ao povo.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.