<b>Cinema como lugar de memória da formação musical e prática docente
Resumo
Este trabalho traz à baila a Coleção Pianistas Brasileiras, constituída por três documentários biográficos, referindo-a como um lugar de memória. Numa perspectiva da História da Educação, tem-se como objetivo analisar de que maneira Norma Bengell, mentora da obra cinematográfica, abordou a formação pianística e a atuação docente das três brasileiras nos filmes que compõem a coleção; a saber: Infinitamente Guiomar Novaes (2003); Antonietta Rudge: o êxtase em movimento (2003) e Magda Tagliaferro: o mundo dentro de um piano (2004). Destacam-se também, no decorrer do artigo, as fontes escritas, iconográficas e orais mobilizadas pela cineasta nesses filmes. Como resultado, foi possível compreender que a produção cinematográfica em questão releva o apoio familiar na consolidação da formação musical das concertistas, proporcionando-lhes períodos de estudo na Europa; e estabelece a ação docente das três como um mecanismo de circularidade do saber musical no Brasil.
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