<b>El cine como lugar de memoria de la formación musical y práctica docente

  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Universidade Federal do Piauí
Palabras clave: historia de la educación, documental biográfico, enseñanza de piano

Resumen

 

El presente trabajo trae a la luz la Coleção Pianistas Brasileiras como un lugar de memoria. En una perspectiva de la Historia de la Educación, se tiene como objetivo analizar de qué manera Norma Bengell, mentora de la obra, abordó a la formación pianística y la actuación docente de las tres brasileñas en las cinebiografías que componen la serie em cuestión;a saber: Infinitamente Guiomar Novaes (2003); Antonietta Rudge: o êxtase em movimento (2003) e Magda Tagliaferro: o mundo dentro de um piano (2004). Se destacan también en el transcurso del artículo las fuentes escritas, iconográficas y orales movilizadas por la cineasta en estas películas. Como resultado, fue posible comprender que la producción cinematográfica en cuestión destaca que la formación musical de las concertistas fue consolidada por el apoyo familiar que implicaba períodos de estudio en Europa; y la acción docente de las musicistas como un mecanismo de circularidad del conocimiento de los saberes musicales en Brasil.

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Biografía del autor/a

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ (Conceito CAPES 7), com período de estágio no exterior financiado pela CAPES, realizado no programa de Pós-graduação em História da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM), especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho. Fez os cursos de Música (piano) e licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música no CBM, e o de licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro SEEDUC. Atuou como regente coral do sistema PETROBRAS (2008-2014), Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do CBM e Vice-diretor Geral da Faculdade de Belford Roxo - RJ. Hoje trabalha como avaliador do Ministério da Educação - MEC/INEP nos processos de regulação para autorização e reconhecimento de cursos de graduação. É professor do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd e da graduação em Música da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia. Integra o GT 1.3 (História da Educação Musical) da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM
Publicado
2018-10-05
Cómo citar
Monti, E. M. G. do. (2018). <b&gt;El cine como lugar de memoria de la formación musical y práctica docente. Acta Scientiarum. Education, 40(4), e41964. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.41964
Sección
Seção Temática: Ensino de História da Educação e Cinema