Saberes tradicionais e língua materna Kaiowá e Guarani na educação escolar indígena na escola <i>Ñandejara</i>, reserva indígena <i>Te’ýikue</i>, Caarapó (MS)

  • Lídio Cavanha Ramires Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo
  • Heitor Queiroz Medeiros Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: saberes tradicionais, língua materna, educação escolar indígena, Kaiowá e Guarani.

Resumo

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco com o objetivo de descrever os saberes tradicionais Kaiowá e Guarani, a cosmologia e/ou princípios que fundamentam a educação indígena, mediados por sua língua materna, tendo em vista o seu uso no âmbito da Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo, da Reserva Indígena Te’ýikue, no município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul. A metodologia para produção dos dados foi de cunho qualitativo e estruturada a partir da etnografia pós-moderna realizada através da participação nas reuniões das lideranças, da comunidade, entrevistas com mais velhos e em momentos de formação de professores. Os resultados do trabalho demonstram que a educação indígena Kaiowá e Guarani ocorre através do processo próprio de ensino-aprendizagem dos saberes tradicionais, das concepções sobre territorialidade e sustentabilidade constituindo-se a partir da cosmologia, potencializando os saberes tradicionais como ciência no campo da educação escolar indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Queiroz Medeiros, Universidade Católica Dom Bosco
Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 2018. Doutorado em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 1979-1982 e Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso (FUCMAT) 1983. Atualmente é Professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) atuando na Linha de Pesquisa 'Diversidade Cultural e Educação Indígena'.  Lider do Grupo de Pesquisa 'Diversidade Cultural, Educação Ambiental e Artes'. Foi professor visitante no Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 2008-2014. Foi professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no Departamento de Pedagogia (2001-2003). Ex-técnico do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA). Fundador, ex-editor chefe e membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Educação Ambiental (2004-Atual). Tem experiência nas áreas de Docência de Ensino Superior, Diversidade Cultural e Educação Indígena, Interculturalidade e Educação Ambiental, História e Ciências Ambientais, Políticas Públicas.
Publicado
2019-05-13
Como Citar
Ramires, L. C., & Medeiros, H. Q. (2019). Saberes tradicionais e língua materna Kaiowá e Guarani na educação escolar indígena na escola <i>Ñandejara</i>, reserva indígena <i>Te’ýikue</i&gt;, Caarapó (MS). Acta Scientiarum. Education, 41(1), e43402. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.43402
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas