Saberes tradicionais e língua materna Kaiowá e Guarani na educação escolar indígena na escola <i>Ñandejara</i>, reserva indígena <i>Te’ýikue</i>, Caarapó (MS)
Resumo
Este artigo é parte dos resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco com o objetivo de descrever os saberes tradicionais Kaiowá e Guarani, a cosmologia e/ou princípios que fundamentam a educação indígena, mediados por sua língua materna, tendo em vista o seu uso no âmbito da Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo, da Reserva Indígena Te’ýikue, no município de Caarapó, em Mato Grosso do Sul. A metodologia para produção dos dados foi de cunho qualitativo e estruturada a partir da etnografia pós-moderna realizada através da participação nas reuniões das lideranças, da comunidade, entrevistas com mais velhos e em momentos de formação de professores. Os resultados do trabalho demonstram que a educação indígena Kaiowá e Guarani ocorre através do processo próprio de ensino-aprendizagem dos saberes tradicionais, das concepções sobre territorialidade e sustentabilidade constituindo-se a partir da cosmologia, potencializando os saberes tradicionais como ciência no campo da educação escolar indígena.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.