Pedagogia científica, brasilidade e formação de professores na escola ativa capixaba em redes de sociabilidade: panoramas do cais

Palavras-chave: escola ativa, Espírito Santo, Attilio Vivacqua, Deodato de Moraes.

Resumo

Este estudo investiga redes de sociabilidade tecidas no processo de instituição da escola ativa no Espírito Santo (1928-1930), que envolveram o capixaba Attilio Vivacqua, o suíço Adolphe Ferrière, o paulista Deodato de Moraes e o carioca Garcia de Rezende. Utiliza como fontes publicações desses autores, documentos legislativos, relatórios de governo e matérias de periódicos. No cruzamento dessas fontes, analisa quatro eixos de sustentação da reforma do ensino no Espírito Santo: a observância de parâmetros universais da ciência ‘una e verdadeira’ (rigor científico); a adaptação da Escola Nova às necessidades e demandas locais (questão social), fugindo à mera reprodução de modelos importados (ideia de brasilidade); a universalidade de princípios científicos entre a ‘síntese nacional’ e o ‘espírito patriótico-nacionalista’ (viés doutrinário) e; a formação de professores com base na ‘pedagogia científica’ traduzida no modelo da escola ativa. Na reforma educacional investigada em redes de sociabilidade, Ferrière emprestou a matriz da escola ativa a ser desenvolvida no Espírito Santo. Vivacqua destacou-se pela atuação política e administrativa, Moraes pela orientação científica e pedagógica e Rezende pelo trabalho de difusão e circulação do projeto político-pedagógico da escola ativa capixaba e do ideal de modernidade que a movia.

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Biografia do Autor

Regina Helena Silva Simões, Universidade Federal do Espi­rito Santo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES

Principal área de interesse: História da Educação

Coordenadora do Nucaphe - Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo

Membro do Núcleo Capixaba de pesquisa em História da Educação

Publicado
2019-04-24
Como Citar
Simões, R. H. S., & Berto, R. C. (2019). Pedagogia científica, brasilidade e formação de professores na escola ativa capixaba em redes de sociabilidade: panoramas do cais. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e44204. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.44204
Seção
História e Filosofia da Educação