Mapeamento das tendências de ensino de arte nas licenciaturas em linguagens artísticas, no Mato Grosso do Sul
Resumo
No presente trabalho objetivamos identificar e mapear as tendências de ensino e aprendizagem em Arte materializadas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP[1]) dos cursos de formação inicial docente neste campo do saber, na modalidade presencial, em instituições públicas de ensino superior, no Estado do Mato Grosso do Sul. Esse mapeamento possui como fundamento as definições de Theodor W. Adorno sobre formação e semiformação. Trata – se de uma pesquisa básica de caráter exploratório, procedimentalmente caracterizada como documental, com abordagem quanti – qualitativa, ou seja, que tem como intuito investigar em que grau as tendências de ensino de Arte se apresentam e de quais maneiras esses percursos formativos, expressos nos PPP´s, se constituem enquanto tendências de ensino em Arte no currículo proposto desses projetos. Como percurso metodológico, desenvolvemos o estudo em três distintas e entrelaçadas etapas, a saber: a) coleta de dados junto às instituições de ensino superior, nas quais obtivemos os Projetos Políticos Pedagógicos que orientam os cursos de licenciatura presenciais em Arte no Estado do Mato Grosso do Sul; b) análise desses documentos de acordo com as tendências de ensino de Arte caracterizadas por Maura Penna (1999); e c) produção textual apresentando o panorama obtido, com considerações teórico – críticas. Os resultados apontam para os riscos de uma semiformação, quando há desequilíbrio de uma tendência em detrimento de outra. Esperamos que este artigo possa contribuir para o aparecimento de novas propostas de trabalho científico que possuam como alvo de suas interrogações a formação inicial do docente em Arte.
Downloads
Referências
Adorno, T. W. (1995). Educação e emancipação (3 ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Adorno, T. W. (2005). Teoria da semicultura. Porto Velho, RD: Edufro.
Adorno, T. W., & Horkheimer, M. (1985). Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
Bandeira, B. S., & Oliveira, A. R. (2012). Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje. Educação, 35(2), 225-232.
Borba, A. M., & Luz, S. P. (2002). Formação continuada para docentes do ensino superior: apontamentos para novas alternativas pedagógicas. Itajaí, SC: Univali.
Brasil. (1971). Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União.
Brasil. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, DF: MEC/SEF.
Brasil. (2002). Parecer nº CES/CNE 0146/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design. Brasília, DF: CES/CNE.
Correia, F. C. (2016). Theodor Adorno e o problema da (semi)formação. Revista Kínesis, 8(16), 110-126. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.09.p110
Penna, M. (1999). Ensino de arte: um momento de transição. Pro-Posições, 10(3), 57-66.
Teuber, M. (2016). Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa: questões para a formação de professores de artes visuais. In M. A. Vellozo, & S. S. Stecz (Orgs.), Criação, ensino e produção de conhecimento em artes: artes visuais, cinema, dança e teatro (p. 81-102). Campo Mourão, PR: Fecilcam.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul [UEMS]. (2016). Projeto pedagógico do curso de artes cênicas – licenciatura. Campo Grande, MS: UEMS.
Universidade Federal da Grande Dourados [UFGD]. (2017). Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Artes Cênicas-Licenciatura e Bacharelado. Dourados, MS: UFGD.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul [UFMS]. (2013). Resolução nº 428, de 17 de dezembro de 2013. Campo Grande, MS: UFMS.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul [UFMS]. (2014). Resolução nº 193, de 5 de maio de 2014. Campo Grande, MS: UFMS.
Vasconcellos, C. S. (2009). Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, SP: Liberdad.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.