Mapeamento das tendências de ensino de arte nas licenciaturas em linguagens artísticas, no Mato Grosso do Sul

  • André Freire Mastrorocco Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Isabella Fernanda Ferreira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; teoria crítica da sociedade; curso de licenciatura; formação docente; arte-educação, '

Resumo

No presente trabalho objetivamos identificar e mapear as tendências de ensino e aprendizagem em Arte materializadas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP[1]) dos cursos de formação inicial docente neste campo do saber, na modalidade presencial, em instituições públicas de ensino superior, no Estado do Mato Grosso do Sul. Esse mapeamento possui como fundamento as definições de Theodor W. Adorno sobre formação e semiformação. Trata – se de uma pesquisa básica de caráter exploratório, procedimentalmente caracterizada como documental, com abordagem quanti – qualitativa, ou seja, que tem como intuito investigar em que grau as tendências de ensino de Arte se apresentam e de quais maneiras esses percursos formativos, expressos nos PPP´s, se constituem enquanto tendências de ensino em Arte no currículo proposto desses projetos. Como percurso metodológico, desenvolvemos o estudo em três distintas e entrelaçadas etapas, a saber: a) coleta de dados junto às instituições de ensino superior, nas quais obtivemos os Projetos Políticos Pedagógicos que orientam os cursos de licenciatura presenciais em Arte no Estado do Mato Grosso do Sul; b) análise desses documentos de acordo com as tendências de ensino de Arte caracterizadas por Maura Penna (1999); e c) produção textual apresentando o panorama obtido, com considerações teórico – críticas. Os resultados apontam para os riscos de uma semiformação, quando há desequilíbrio de uma tendência em detrimento de outra. Esperamos que este artigo possa contribuir para o aparecimento de novas propostas de trabalho científico que possuam como alvo de suas interrogações a formação inicial do docente em Arte.            

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Referências

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Publicado
2022-03-03
Como Citar
Mastrorocco, A. F., & Ferreira, I. F. (2022). Mapeamento das tendências de ensino de arte nas licenciaturas em linguagens artísticas, no Mato Grosso do Sul. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e52894. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52894
Seção
História e Filosofia da Educação