Cartografando multiterritorialidades docentes e discentes na cibercultura

Chamada temática: Redes Educativas e os desafios atuais da Cibercultura

  • Karla Nascimento de Almeida Universidade Vale do Rio Doce
  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Universidade Vale do Rio Doce
  • Cristiane Mendes Netto Universidade Vale do Rio Doce
Palavras-chave: tecnologia educacional; acesso à tecnologia; desigualdade econômica.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as multiterritorialidades e os processos de conhecer de docentes e discentes do 9º ano do Ensino Fundamental, ao acessarem o território virtual. Os participantes do estudo pertencem a uma escola pública de uma cidade de médio porte de Minas Gerais, que funciona em tempo integral, e a fonte dos dados produzidos foi a entrevista narrativa. O aporte teórico são as contribuições de Rogério Haesbaert sobre território, de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre rizoma, em diálogo com autores(as) que se debruçam sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e suas relações com a educação. A análise mobiliza a cartografia como um dos princípios do rizoma e mapeia as apropriações do território virtual feitas por docentes e discentes, ao acessarem uma rede de interações rizomáticas na cibercultura. Os resultados indicam, na constituição das multiterritorialidades docentes e discentes, diferentes graus de vulnerabilidade informacional e diferentes processos de conhecer. Esses processos dizem respeito: aos conhecimentos sobre a tecnologia, à exploração de possibilidades de comunicação, à interação na produção e ao compartilhamento de conteúdos. As conclusões do estudo apontam para a importância do debate no campo da educação sobre os movimentos de ubiquidade que demarcam os processos de conhecer de docentes e discentes, para além das aprendizagens escolares, na proposição de reflexões sobre o acesso ao território virtual, marcado por um movimento identitário dos sujeitos, cujas experiências são tecidas em diferentes condições socioeconômicas e culturais.

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Publicado
2020-08-28
Como Citar
Almeida, K. N. de, Souza, M. C. R. F. de, & Mendes Netto, C. (2020). Cartografando multiterritorialidades docentes e discentes na cibercultura. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e52897. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52897
Seção
História e Filosofia da Educação