Uma genealogia da didática pelo viés da formação inicial de professores de Química no Brasil

Chamada Temática: Gestão e Trabalho Pedagógico na Educação Básica e suas Interfaces com a Formação dos Profissionais da Educação

Palavras-chave: formação docente; ensino de química; didática.

Resumo

Busca-se, por meio de uma perspectiva genealógica (Foucault, 2015), apresentar o jogo de forças que configura a instauração da Didática Específica/Especial da Química nos cursos de formação de professores de Química no Brasil. A analítica aqui proposta segue a linha histórica da conformação de uma noção de Didática a partir da perspectiva delineada por Comenius (2006), perpassando pela produção de arquivos que materializam seu desenvolvimento no cenário nacional, até o deslocamento da Didática Geral, oriunda da Pedagogia, para Didática Específica/Especial, situada nas demais licenciaturas. O entrelaçamento dessas forças segue o viés da emergência da Didática Específica/Especial da Química no cenário brasileiro, com a herança e promessa-slogan de que o domínio de técnicas didáticas garantiria a formação de um professor capaz de ensinar tudo a todos.

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Publicado
2021-11-29
Como Citar
Rigue, F. M., & Corrêa, G. C. (2021). Uma genealogia da didática pelo viés da formação inicial de professores de Química no Brasil. Acta Scientiarum. Education, 43(1), e57322. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.57322
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas