Promoção dos saberes em biologia no ensino médio através do uso de diferentes ferramentas pedagógicas

Palavras-chave: inovação; ensino; metodologias ativas; biologia celular.

Resumo

Apesar do perfil dos alunos ter mudado e da grande diversidade de ferramentas didáticas disponíveis, os métodos de ensino permanecem os mesmos. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de diversas ferramentas didáticas na transmissão dos saberes de biologia. As ferramentas didáticas utilizadas foram: (1) Aulas práticas no laboratório de biologia, (2) Teatro mudo, e (3) Jogo de perguntas ou Quiz. Todas as ferramentas foram aplicadas após as aulas expositivas, sendo avaliadas através de questionários para atribuição de notas segundo a escala de Likert de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). Os resultados revelaram que todas as metodologias foram consideradas muito importantes para a aprendizagem dos participantes. Com isso, pode-se perceber que ferramentas didáticas simples e financeiramente acessíveis, e algumas vezes já disponíveis na escola, são adequadas para auxiliar o processo de ensino/aprendizagem de conteúdos abstratos, como é o caso dos conteúdos de biologia.

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Publicado
2023-05-23
Como Citar
Oliveira, M. A. F., Andrade, L. C. R., Araújo, C. M. M., & Araújo, V. R. (2023). Promoção dos saberes em biologia no ensino médio através do uso de diferentes ferramentas pedagógicas. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e59379. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.59379
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas