O ensino de ciências e a abordagem da mobile collaborative learning: diferentes contextos educacionais

Palavras-chave: mobile collaborative learning; teaching practice; mobile devices; teacher training., mobile collaborative learning; prática docente; dispositivos móveis; formação docente.

Resumo

O estudo descrito no artigo tem como objetivo compreender como os dispositivos móveis podem auxiliar a prática docente, durante a realização de um projeto pedagógico na e além da sala de aula. A pesquisa tratou de como as tecnologias móveis auxiliam as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade. Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Uma maneira, via, ou possível caminho que o estudo fez emergir é que para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes.

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Publicado
2023-11-20
Como Citar
Nascimento, K. A. S. do, & Brito, A. J. R. da S. (2023). O ensino de ciências e a abordagem da mobile collaborative learning: diferentes contextos educacionais. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e60665. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60665
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas