Saberes e práticas educativas de professores Agrônomos em um Instituto Federal de Educação

Palavras-chave: docência; ensino-aprendizagem; formação do agrônomo; pedagogia tecnicista.

Resumo

O estudo visa investigar as inter-relações entre a formação, os saberes e as práticas educativas desenvolvidas pelos professores com a formação na área de Agronomia. A pesquisa foi realizada no período de 2019-2020 com professores que ministram disciplinas nos cursos de Bacharelado de Agronomia em um Instituto Federal de Educação (IF). Na pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se, como procedimento metodológico de recolha de dados, a narrativa autobiográfica com quatro professores. O saber e o fazer docente do professor Agrônomo do IF perpassam desde relatos de histórias de vida, formação até a opção de adentrar na docência e no decorrer de sua trajetória profissional. As narrativas evidenciam que os professores se preocupam com a boa qualidade do ensino que desenvolvem. Contudo, reconhecem que o tempo para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão e a ausência de formação pedagógica são elementos que desafiam a materialidade de uma práxis docente que contemple as diversas formas de aprendizagens dos alunos. Os professores ainda apresentam dificuldades, no que diz respeito aos saberes e fazeres pedagógicos, pois a sua formação é voltada para a pesquisa e não para a docência.  Os resultados sinalizam a necessidade de as instituições de ensino oportunizarem cursos de formação pedagógica de modo a aproximar o professor do saber e fazer docente.

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Publicado
2023-12-01
Como Citar
Lopes Sobrinho, O. P., Paniago, R. N., & Pereira, Álvaro I. S. (2023). Saberes e práticas educativas de professores Agrônomos em um Instituto Federal de Educação. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e62818. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62818
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas