Formulação de política para formação de professores: Comissão de Educação da Câmara Federal – Brasil (2000-2010)
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que analisou um ‘corpus documental’ da Comissão de Educação da Câmara Federal em uma série histórica de dez anos (2000-2010), investigando quais foram as propostas discutidas com fins a formulação de políticas públicas para formação de professores no âmbito desta comissão. Realizou-se um levantamento, organização da documentação e a sistematização do conteúdo, permitindo analisar as propostas de políticas de Formação de Professores que se tornaram lei. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise documental como técnica e usando como ferramenta teórico-metodológica o Contexto de Influência do Ciclo de Políticas (Ball, 1994). O resultado da pesquisa apresenta indícios de baixo enfoque nas discussões sobre a formação de professores no Brasil no período analisado, indicando que a referida Comissão de Educação ignorou no diálogo sobre sua matéria-foco, as entidades e movimentos educacionais, grupos de pesquisa e intelectuais pesquisadores do campo. O texto demonstra ainda que, em geral o trabalho da Comissão no período em destaque, não teve como objetivo ‘formular’ ou incentivar o debate sobre políticas de formação de professores, direta ou indiretamente, para análise no plenário da Câmara Federal.
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