A análise arqueológica do discurso e a questão do cuidado com o outro: reflexões e possibilidades educativas que se manifestam em um modo de vida

Palavras-chave: linguagem; processos educativos; análise arqueológica do discurso; alteridade.

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a análise arqueológica do discurso (AAD) enquanto  possibilidade de formação humana e educativa. Nossa problemática: quais as possibilidades da AAD instaurar práticas e processos educativos assentados na alteridade? Para refletir sobre essa questão, recorremos a Bourdieu (1982), Webber (1994), Rosemberg (2006), Freire (1981, 2011) e Foucault (2006, 2008). Entretanto, é a partir da abordagem teórico-metodológica da AAD, instituída por Foucault, que analisamos essas possibilidades. Nossa discussão se assenta no reconhecimento de que a AAD contempla uma série de aspectos educativos relevantes relacionados à questão do cuidado com o outro, como a linguagem, a escuta criteriosa do objeto, etc. Assim, a análise aponta que a AAD abarca um conjunto de aprendizagens, desenvolvidas no curso da realização da pesquisa, afeitas à constituição de relações de reconhecimento da alteridade e formação de uma posição de sujeitos assumidamente sensíveis e comprometidos com a escuta e o cuidado com o outro.

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Publicado
2024-10-18
Como Citar
Carlos, E. J., & Santos, O. A. C. R. dos. (2024). A análise arqueológica do discurso e a questão do cuidado com o outro: reflexões e possibilidades educativas que se manifestam em um modo de vida. Acta Scientiarum. Education, 46(1), e65630. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.65630
Seção
História e Filosofia da Educação