Democratização da gestão escolar: desafios, contradições e experiências de formação pedagógica

Palavras-chave: comunidade escolar; educação pública; formação pedagógica; gestão democrática.

Resumo

Na perspectiva educacional atual, a gestão democrática cada vez mais ganha espaço pela sua importância na busca de uma realidade em que todos os agentes que compõem a escola participem ativamente da construção da escola que se pretende. Com foco nos desafios e contradições desse sistema, buscamos refletir no âmbito da formação em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, sobre experiências do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) e Estágio não obrigatório na área de Gestão, ambos realizados em duas escolas estaduais situadas no município de Aracaju, no estado de Sergipe. Para a elucidação da relação entre Gestão Democrática e Formação Pedagógica, discutimos inicialmente os pressupostos da gestão democrática da escola pública e em seguida problematizamos a gestão democrática, a partir das experiências de formação pedagógica, entendidas como espaço de construção de conhecimentos necessários à atuação profissional competente, qualificada e socialmente referendada. A pesquisa buscou analisar elementos dessas narrativas como forma de compreender os entraves que impossibilitam a garantia de uma gestão democrático-participativa. Para que a gestão democrática aconteça, é necessária a disseminação desse modelo de gerir, a fim de que a comunidade escolar entenda sua real importância dentro desse contexto, e assim ocorram a participação efetiva e a colaboração mútua entre seus agentes.

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Biografia do Autor

Leandra Maiara Barreto dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
Diplômé en Pédagogie de l'Université Fédérale de Sergipe (UFS) ; étudiant de troisième cycle en gestion et organisation scolaire avec un accent sur la coordination et l'orientation scolaire ; travaille au Secrétariat Scolaire d'une institution privée à Aracaju, Sergipe; fait partie du groupe d’étude Intercede/UFS.

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Publicado
2025-07-11
Como Citar
Santos, L. M. B. dos, & Oliveira, A. H. de A. (2025). Democratização da gestão escolar: desafios, contradições e experiências de formação pedagógica. Acta Scientiarum. Education, 47(1), e69781. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.69781
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas