Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): análise da produção científica brasileira (2011-2022)
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão integrativa de literatura sobre o TDAH, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, a fim de informar o que está sendo produzido pela literatura científica brasileira sobre o TDAH na sua relação com o ensino, a aprendizagem e o processo de medicalização no âmbito da escola. O estudo incluiu 64 trabalhos: oito teses e dissertações e 56 artigos organizados em quatro categorias, conforme a Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin (2016): a) TDAH e medicalização da aprendizagem; b) contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do TDAH; c) revisão de literatura da produção brasileira sobre o TDAH; e d) estratégias pedagógicas para estudantes com TDAH. Os resultados mostraram que o TDAH é uma das categorias médicas mais controversas da psiquiatria infantil, de um modo geral, determinado a partir da entrada da criança na escola e decorrente de múltiplos fatores – social, político, econômico, educacional e biomédico; além disso, os estudos conduzidos por pesquisadores das áreas das ciências humanas e sociais apresentaram importantes contribuições para a crítica aos determinismos biológicos que incidem sobre as crianças diagnosticadas ou que apresentam sinais considerados sintomas do TDAH.
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