A ascensão dos populismos e a crise democrática: desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje
Resumo
A questão da democracia sempre esteve no horizonte do debate educacional, ainda que esse debate seja marcado por inúmeros desencontros (Saviani, 2008). Tal questão evidencia-se no caso de países que sofreram descontinuidades em suas experiências democráticas, marcados por ditaduras civis e militares, como no caso do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Portugal e Espanha, apenas para pensarmos em alguns exemplos iberoamericanos. Ademais, mesmo em países com uma sólida tradição democrática têm observado a ascensão de movimentos autoritários e antidemocráticos, que passam a ganhar cada vez mais visibilidade, culminando em alguns casos com a eleição de chefes de Estado alinhados com o populismo autoritário. Neste contexto, as ciências humanas e sociais passam a ocupar um lugar central no debate, considerando seu papel histórico no currículo escolar com a formação crítica dentro de um projeto de sociedade democrática (Evans, 2011; Pagès & Santisteban, 2010; Sant & Brown, 2020; Oliveira, 2021).
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Referências
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