A ascensão dos populismos e a crise democrática: desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje

Resumen

A questão da democracia sempre esteve no horizonte do debate educacional, ainda que esse debate seja marcado por inúmeros desencontros (Saviani, 2008). Tal questão evidencia-se no caso de países que sofreram descontinuidades em suas experiências democráticas, marcados por ditaduras civis e militares, como no caso do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Portugal e Espanha, apenas para pensarmos em alguns exemplos iberoamericanos. Ademais, mesmo em países com uma sólida tradição democrática têm observado a ascensão de movimentos autoritários e antidemocráticos, que passam a ganhar cada vez mais visibilidade, culminando em alguns casos com a eleição de chefes de Estado alinhados com o populismo autoritário. Neste contexto, as ciências humanas e sociais passam a ocupar um lugar central no debate, considerando seu papel histórico no currículo escolar com a formação crítica dentro de um projeto de sociedade democrática (Evans, 2011; Pagès & Santisteban, 2010; Sant & Brown, 2020; Oliveira, 2021).

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

Apple, M. (2006). Ideologia e currículo. Porto Alegre, RS: Artmed.

Eatwell, R., & Goodwin, M. (2018). National populism: The revolt against liberal democracy. Londres, UK: Pelican.

Evans, R. W. (2011). The hope for American school reform: The cold war pursuit of inquiry learning in social studies. New York: Palgrave Macmillan.

Levitsky, S., & Ziblatt, D. (2018). Como as democracias morrem. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Mudde, C. (2019). The far right today. Cambridge, UK: Polity Press.

Oliveira, A. (2020). La enseñanza de las Ciencias Sociales en Brasil hoy. REIDICS: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, (7), 207-222. DOI: https://doi.org/10.17398/2531-0968.07.207

Oliveira, A. (2021). Reading the world through the educational curriculum: The Social Sciences curriculum in Brazil in the context of the rise of conservatism. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, 14 (2), 1-16. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/jtl3.948

Pagès, J., & Santisteban, A. (2010). La educación para la ciudadanía y la enseñanza de las ciencias sociales, la geografía y la historia. Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, 64, 8-18.

Revelli, M. (2017). Populismo 2.0. Turim, IT: Einaudi.

Ross, E. W. (2019). Humanizing critical pedagogy: What kind of teachers? What kind of citizenship? What kind of future? Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies, 4(5), 371-389. DOI: https://doi.org/10.1080/10714413.2019.1570792

Sant, E., & Brown, T. (2020). The fantasy of the populist disease and the educational cure. British Educational Research Journal, 47(2), 409-42. DOI: https://doi.org/10.1002/berj.3666

Santisteban, A. (2019). La enseñanza de las Ciencias Sociales a partir de problemas sociales o temas controvertidos: estado de la cuestión y resultados de una investigación. El Futuro del Pasado, (10), 57-79. DOI: https://doi.org/10.14516/fdp.2019.010.001.002

Saviani, D. (2008). Escola e Democracia (Edição Comemorativa). Campinas, SP: Autores Associados.

Traveso, E. (2019). The new faces of fascism: Populism and the far right. Londres, UK: Verso.

Publicado
2023-11-30
Cómo citar
Oliveira, A., & Fernández, A. S. (2023). A ascensão dos populismos e a crise democrática: desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje. Acta Scientiarum. Education, 46(1), e70525. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.70525
Sección
Apresentação