Uma Sonata sobre formação e profissionalização docente a partir das políticas públicas neoliberais
Resumo
Esse artigo tem como objeto de estudo a formação e a profissionalização docente no Brasil, com ênfase na perspectiva das políticas públicas neoliberais. Tem como objetivo geral traçar panorama acerca da formação de professores e sua relação com a profissionalização docente. Para tanto, este trabalho de abordagem bibliográfica encontra-se dividido em três seções. Na primeira, o ponto central é apresentar os paradigmas da formação de professores. A seção seguinte tem como propósito compreender como as mudanças políticas, de cunho neoliberal, influenciaram as práticas de formação dos professores e a terceira visa a refletir sobre as alterações sofridas na concepção de profissionalização docente a partir das dinâmicas históricas, sociais e políticas e dos paradigmas de formação dos docentes. Por fim, seguem-se os apontamentos finais. A pesquisa bibliográfica foi o caminho metodológico adotado. Esse trabalho se justifica pelo entendimento de que o aprestamento e a profissionalização docente estão imbricados e que a formação de educadores foi influenciada, ao longo do tempo, pelas mudanças econômicas, ideológicas e sociais. Por fim, entende-se que se faz necessário questionar e refletir sobre tais temáticas com o fito de se compreender as preleções e as práticas docentes, bem como mobilizar os profissionais da educação e dos diversos segmentos sociais para atuarem como sujeitos ativos de resistência e produzirem discurso contra hegemônico.
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