Instituto Santa Teresinha em Bragança-PA: mudanças e permanências na arquitetura escolar (1938-1952)
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a arquitetura escolar do Instituto Santa Teresinha, cujo prédio foi construído na década de 40 do século XX no município de Bragança, no estado do Pará. O recorte temporal situa-se entre os anos de 1938 e 1952, período compreendido entre o início da execução das obras do Instituto e elaboração do relatório de verificação a pedido do Ministério de Educação e Saúde. O objetivo consiste em discutir as características arquitetônicas deste estabelecimento, contrapondo-as àquelas de construções semelhantes edificadas durante a Primeira República, identificando mudanças e permanências na produção da arquitetura escolar no Pará. Em termos metodológicos, a partir do levantamento e coleta de fontes disponíveis referentes à construção do Instituto, encontramos fotografias do período de 1938 a 1952 e o Relatório de Verificação realizado em dezembro de 1952, a pedido do Ministério de Educação e Saúde. Diante disso, utilizamos a técnica de análise documental a partir de uma abordagem crítica (Franco, 2018), desenvolvida a partir do estudo bibliográfico sobre a educação na instituição bragantina e sobre a arquitetura escolar à época. Como resultados, a arquitetura escolar do Instituto Santa Teresinha, materializada na década de 1940, apresenta predominantemente permanências devido à importância dada pelas características higiênicas e de vigilância, proporcionando a disciplinarização de alunos, alunas e professores. No entanto, é perceptível a influência de aspectos constitutivos do ideário da Escola Nova a partir da criação de espaços de convivência e interação, como o auditório e as quadras de esportes, além das salas de trabalhos manuais e laboratórios, demostrando que a Instituição incorporou em sua arquitetura as transformações que ocorreram na Educação ao longo do tempo. Assim, a arquitetura escolar do Instituto Santa Teresinha reflete as mudanças graduais e contínuas promovidas pelas políticas educacionais, evidenciando características de diferentes concepções predominantes em várias épocas.
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