<b>A formação dos cidadãos do céu: João Crisóstomo e a <em>Christon paideia</em></b> - doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9467
Resumo
João Crisóstomo foi uma das personagens mais influentes do seu tempo, tanto em virtude da sua volumosa produção literária, que contabiliza cerca de 900 homilias, além de cartas e tratados, quanto da sua destacada atuação como líder religioso em Antioquia e Constantinopla, as duas mais importantes cidades da parte oriental do Império no final do Mundo Antigo. Na condição de presbítero em Antioquia, João foi autorizado pelo bispo Flaviano a pregar nas igrejas da cidade, passando então a desenvolver um intenso trabalho no sentido de incutir em sua congregação valores e comportamentos compatíveis com a doutrina cristã. Neste artigo, temos por objetivo discutir o "programa" educacional de João Crisóstomo para o homem romano por intermédio do De innani gloria, um tratado pronunciado por volta de 393 no qual o autor se dedica a orientar os pais sobre a maneira pela qual deveriam proporcionar aos filhos uma formação cristã capaz de neutralizar os efeitos do modus vivendi greco-romano, considerado por João uma fonte permanente de vício e imoralidade.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.