The conception of humanist education: interfaces between Unesco and the national education plan

  • Ane Patrícia de Mira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Paulo Fossatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Hildegard Susana Jung Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Keywords: humanistic education, humanism, UNESCO, National Education Plan

Abstract

The conception of humanism for contemporary education has been presented by some authors with the perspective of a new paradigm for education. Faced with this imperative, we analyze the theme in order to perceive possible interfaces between the conceptions of a humanist education promulgated by UNESCO and the National Education Plan. To do so, we chose three documents pertinent to the study: from UNESCO, the text Education: a treasure to be discovered, also entitled Delors Report (1997) and Rethinking education: towards a global common good? (2016) and from national legislation, the National Education Plan, Law 13,005, dated June 15, 2014. The methodology is the qualitative research, through literature review and documentary analysis. The analysis of the data is given by the Content Analysis proposed by Bardin (2016). The results point to: a humanistic conception of contemporary education; The humanist principles affirmed by UNESCO; The humanistic character of the National Education Plan and the four pillars proposed by Delores that were little achieved. For the continuity of the study, the debate on other ways of overcoming technicity and achieving a full development of the four pillars of education is suggested.

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Author Biographies

Ane Patrícia de Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Mestra em Educação, na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, na Universidade La Salle (UniLasalle); especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica Dom Bosco; especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela UFRGS; especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Gama Filho, licenciada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade La Salle e acadêmica de Licenciatura em Pedagogia (Uninter). É professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola em escolas da rede privada. Integrante do Grupo de Pesquisa Evasão Escolar na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Desenvolve pesquisa sobre concepções de humanismo na educação contemporânea, UNESCO, Plano Nacional de Educação, Projeto Político-Pedagógico, educação humanizadora e gestão escolar humanizadora. 
Paulo Fossatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutor em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Filosofia e em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Administração Escolar pelo Unilasalle Canoas/RS. Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa Gestão Universitária – da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúcha. Reitor e docente no PPGEdu na Universidade La Salle (UniLasalle). Presidente da ANEC - Gestão 2017-2019. 
Hildegard Susana Jung, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora em Educação na Universidade La Salle. Mestra em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduada em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação – GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior) desde seu primeiro número, lançado em agosto de 2015. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores). Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV. Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade La Salle.
Published
2019-01-02
How to Cite
Mira, A. P. de, Fossatti, P., & Jung, H. S. (2019). The conception of humanist education: interfaces between Unesco and the national education plan. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e35788. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35788
Section
History and Philosophy of Education