La concepción de educación humanista: interfaces entre la Unesco y el plan nacional de educación

  • Ane Patrícia de Mira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Paulo Fossatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Hildegard Susana Jung Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palabras clave: educación humanista, humanismo, UNESCO, Plan Nacional de Educación

Resumen

La concepción de humanismo para la educación en la contemporaneidad ha sido presentada por algunos autores con la perspectiva de un nuevo paradigma para la educación. Ante este imperativo, analizamos el tema con el objetivo de percibir posibles interfaces de las concepciones de una educación humanista promulgadas por la UNESCO y el Plan Nacional de Educación. Para ello, elegimos tres documentos pertinentes al estudio: de la UNESCO, el texto Educación: un tesoro a descubrir, también titulado Informe Delors (1997) y Repensar la educación: ¿hacia un bien común mundial? (2016) y de la legislación nacional, el Plan Nacional de Educación (PNE), Ley nº 13.005, de 15 de junio de 2014. La metodología es la investigación cualitativa, por medio de revisión de literatura y análisis documental. El análisis de los datos se da por el Análisis de Contenido propuesto por Bardin (2016). Los resultados apuntan a: una concepción humanista de educación contemporánea; los principios humanistas afirmados por la UNESCO; el carácter humanista del Plan Nacional de Educación y los cuatro pilares propuestos por Delores como poco alcanzados. Para la continuidad del estudio, se sugiere el debate sobre otras formas de superar el tecnicismo y alcanzar un desarrollo pleno de los cuatro pilares de la educación

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Biografía del autor/a

Ane Patrícia de Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Mestra em Educação, na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, na Universidade La Salle (UniLasalle); especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica Dom Bosco; especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela UFRGS; especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Gama Filho, licenciada em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade La Salle e acadêmica de Licenciatura em Pedagogia (Uninter). É professora de Língua Portuguesa, Redação e Língua Espanhola em escolas da rede privada. Integrante do Grupo de Pesquisa Evasão Escolar na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Desenvolve pesquisa sobre concepções de humanismo na educação contemporânea, UNESCO, Plano Nacional de Educação, Projeto Político-Pedagógico, educação humanizadora e gestão escolar humanizadora. 
Paulo Fossatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutor em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Filosofia e em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Administração Escolar pelo Unilasalle Canoas/RS. Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa Gestão Universitária – da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúcha. Reitor e docente no PPGEdu na Universidade La Salle (UniLasalle). Presidente da ANEC - Gestão 2017-2019. 
Hildegard Susana Jung, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora em Educação na Universidade La Salle. Mestra em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduada em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação – GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior) desde seu primeiro número, lançado em agosto de 2015. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores). Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV. Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade La Salle.
Publicado
2019-01-02
Cómo citar
Mira, A. P. de, Fossatti, P., & Jung, H. S. (2019). La concepción de educación humanista: interfaces entre la Unesco y el plan nacional de educación. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e35788. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.35788
Sección
História e Filosofia da Educação