Initial teacher training in mathematics – investigating the Graphic Expression in the curriculum of UFPR

Keywords: teaching geometry, teacher training, graphic expression, curricular fragmentation.

Abstract

In this research the historical context of the Graphic Expression disciplines present in the curriculum of the Mathematics course of the Federal University of Paraná (UFPR) from 1974 to 2006 (year of the last curricular reform) is discussed. The purpose is to indicate the possible cause for the almost no development of concepts in this area, which in Basic Education encompasses, above all, Geometry in the Mathematics discipline. For this, we seek information in official documents, direct work with students, teachers and public schools of basic education, verifying that the study of Graphic Expression has been subtracted, causing a gap in the formation of the future teacher who should develop such topics with his future students, indicating a possible cause for the (dis)appearance of the work of concepts in Basic Education contributing to the curricular fragmentation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thassiane Maria Poi, Prefeitura Municipal de Curitiba

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná; Professora da Rede Municipal de Educação de Curitiba/Pr.

Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz, Universidade Federal do Paraná

Doutora pela Universidade Federal do Paraná, atuando na linha de pesquisa interdisciplinar no ensino de Ciências e Matemática, desenvolvendo trabalho de tese de geometria aplicada a formação profissional do engenheiro agrônomo. Mestre em Educação e especialista em Didática do ensino superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciada em Educação Artística e licenciatura plena em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, com outras formações na área pedagógica. Há 25 anos é professora do Departamento de Expressão Gráfica, do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, atuando em diversos cursos de Licenciatura (Educação Artística, Matemática e Química), Engenharias (Agronômica, Civil, Elétrica, Florestal, Mecânica, Química) e Design. Foi professora do Programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática da UFPR. Criadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Relações Interdisciplinares da Expressão Gráfica (GEPRIEG) e do Pólo Interdisciplinar de Robótica Educacional (PIRE). Há 11 anos coordena e orienta projeto LICENCIAR sobre novas abordagens para o ensino da geometria para alunos do curso de matemática da UFPR Tem ampla experiência na área de Expressão Gráfica, Educação, Ensino de Ciências e Matemática com ênfase multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, metodologias de ensino, melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, formação docente, formação profissional, tecnologia educacional, robótica no ensino.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná
Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2005), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática de Ensino, ambos na Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Expressão Gráfica (GEPTEG) Possui experiência de 14 anos na Educação Básica, disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico. Possui experiência nas áreas de: i) Educação: Tecnologia Educacional e Expressão Gráfica no ensino de matemática; e ii) Pesquisa Operacional: KDD - Knowledge Discovery in Database e Otimização na construção de Grade Horária;
Heliza Colaço Góes, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012); Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); e Licenciada em Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Paraná - campus Paranaguá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Expressão Grafia e/no Processo de Ensino-aprendizagem.

Published
2019-03-20
How to Cite
Poi, T. M., Luz, A. A. B. dos S., Góes, A. R. T., & Góes, H. C. (2019). Initial teacher training in mathematics – investigating the Graphic Expression in the curriculum of UFPR. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e36603. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.36603
Section
Teachers' Formation and Public Policy