Formación inicial del docente de matemáticas – investigando la expresión gráfica en el currículo de la UFPR

Palabras clave: enseñanza de la geometría, formación de profesores, expresión gráfica, fragmentación curricular

Resumen

En esta investigación es tratado el contexto histórico de las asignaturas de Expresión Gráfica, presente en el currículo del curso de Matemáticas de la Universidad Federal de Paraná (UFPR) en el período de1974 a2006 (año de la última reforma curricular). La finalidad es indicar la posible causa para el bajo desarrollo de conceptos de esta área, que en la Educación Básica engloba, sobre todo, a Geometría en la asignatura de Matemáticas. Para ello, buscamos informaciones en documentos oficiales, trabajo directo con alumnos, profesores y escuelas públicas de educación básica, verificando que el estudio de la Expresión Gráfica fue sustraído, ocasionando laguna en la formación del futuro profesor, que deberá desarrollar tales temas con sus futuros alumnos, indicando una posible causa para el (des)aparecimiento del trabajo de los conceptos en la Educación Básica, contribuyendo para la fragmentación curricular.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Thassiane Maria Poi, Prefeitura Municipal de Curitiba

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná; Professora da Rede Municipal de Educação de Curitiba/Pr.

Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz, Universidade Federal do Paraná

Doutora pela Universidade Federal do Paraná, atuando na linha de pesquisa interdisciplinar no ensino de Ciências e Matemática, desenvolvendo trabalho de tese de geometria aplicada a formação profissional do engenheiro agrônomo. Mestre em Educação e especialista em Didática do ensino superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciada em Educação Artística e licenciatura plena em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, com outras formações na área pedagógica. Há 25 anos é professora do Departamento de Expressão Gráfica, do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, atuando em diversos cursos de Licenciatura (Educação Artística, Matemática e Química), Engenharias (Agronômica, Civil, Elétrica, Florestal, Mecânica, Química) e Design. Foi professora do Programa de pós-graduação em educação em ciências e matemática da UFPR. Criadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Relações Interdisciplinares da Expressão Gráfica (GEPRIEG) e do Pólo Interdisciplinar de Robótica Educacional (PIRE). Há 11 anos coordena e orienta projeto LICENCIAR sobre novas abordagens para o ensino da geometria para alunos do curso de matemática da UFPR Tem ampla experiência na área de Expressão Gráfica, Educação, Ensino de Ciências e Matemática com ênfase multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, metodologias de ensino, melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, formação docente, formação profissional, tecnologia educacional, robótica no ensino.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná
Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2005), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática de Ensino, ambos na Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Expressão Gráfica (GEPTEG) Possui experiência de 14 anos na Educação Básica, disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico. Possui experiência nas áreas de: i) Educação: Tecnologia Educacional e Expressão Gráfica no ensino de matemática; e ii) Pesquisa Operacional: KDD - Knowledge Discovery in Database e Otimização na construção de Grade Horária;
Heliza Colaço Góes, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012); Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); e Licenciada em Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Paraná - campus Paranaguá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Expressão Grafia e/no Processo de Ensino-aprendizagem.

Publicado
2019-03-20
Cómo citar
Poi, T. M., Luz, A. A. B. dos S., Góes, A. R. T., & Góes, H. C. (2019). Formación inicial del docente de matemáticas – investigando la expresión gráfica en el currículo de la UFPR. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e36603. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.36603
Sección
Formação de Professores e Políticas Públicas