<b>Undergraduate courses in Sinaes: the institutional practice between national and international parameters for evaluation and accreditation of quality

  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos
  • Joelma dos Santos Bernardes Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Regilson Maciel Borges Universidade do Oeste Paulista
  • Claudia Maffini Griboski Universidade de Brasília
Keywords: higher education evaluation, evaluation systems, accreditation systems, university quality.

Abstract

This paper aims to understand the official quality parameters present in the evaluation of undergraduate courses. It presents a theoretical approach to evaluation, a discussion on national and international parameters for evaluation and accreditation of quality, an analysis of official documents and a case study involving Administration, Nursing, Engineering and Pedagogy undergraduate courses, examining institutional documents, results of evaluations and interviews. Based on the documentary analysis, it was concluded that Sinaes (Brazilian National System for Evaluation of Higher Education) established variable quality standards: a) pedagogical/formative conception existing in institutional self-evaluation; b) compliance with legal requirements set forth in the instrument for undergraduate courses evaluation; and c) students’ performance as a basis for calculating indicators for courses and Higher Education Institutions. The case studies led to two groups. In the first group, the presence of elements valued by in loco evaluation instruments was observed in the institutional practice: academic community participation, coherence between pedagogical and institutional projects, connection between undergraduate and graduate courses, socioeconomic profile of graduates and connection between professional training and society. In the second group, Higher Education Institutions demonstrate to follow the logic of regulation, taking Enade (National Examination of Student Performance) and other evaluation instruments as a reference for course quality and adapting its institutional project for them.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação (1986) e mestrado (1992) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos, lotado no Departamento de Educação, atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação, ministrando disciplinas relacionadas com a temática de Políticas Públicas. Foi coordenador da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar de 2013 a 2015, Coeditor da Revista Cadernos da Pedagogia. Foi membro da Comissão de Pós-graduação em Educação (CPG - UFSCar) de 09/2010 a 02/2013. Atuou como professor da Educação Básica. Tem experiência no magistério com as disciplinas de Filosofia (introdução e educação), trabalhou com assessoria pedagógica à coordenadores da Educação Superior e na elaboração e implantação de projetos pedagógicos. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior, Políticas Públicas e História da Educação Superior: Reforma Universitária de 1968, Imprensa, Revistas e Impressos Educacionais. Coordena o projeto de pesquisa: Avaliação, expansão e qualidade da educação superior no século XXI: uma análise sobre o conceito de qualidade nos cursos de graduação no período pós-SINAES 2004/2012?, o qual faz parte do OBEDUC "Políticas da Expansão da Educação Superior". 

Joelma dos Santos Bernardes, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Pedagogia (2010) e Especialista em Pedagogia Empresarial Organizacional (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutorado Sanduíche (2016) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (U.Porto). Membro nos Grupos de Pesquisa: Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana (GEPEFH) da UFSCar; Estudos e Pesquisas em Políticas, História e Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES) da Universidade de São Paulo (USP); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior (POW1) da UFSCar e; Grupo de Análise de Políticas Educativas da FPCE da U.Porto. Desenvolve pesquisa na área de políticas educacionais com os seguintes temas: Avaliação da Educação Superior; Avaliação Institucional; Educação Superior e; Políticas Públicas da Educação Superior. Tem experiência profissional na área de Educação Infantil e de Educação Profissional.

Regilson Maciel Borges, Universidade do Oeste Paulista
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), na Linha de Pesquisa Estado, Política e Formação Humana, com financiamento do CNPq. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011), na Linha de Pesquisa Estudos em Avaliação, com financiamento da CAPES. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2008). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, História e Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES) da Universidade de São Paulo (USP) e do Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1-UFSCAR). Associado da ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação, e da ABAVE - Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Tem se dedicado a estudos na área da Avaliação Educacional. Atua nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional, avaliação de sistemas, estado da arte ou do conhecimento, políticas de educação.
Claudia Maffini Griboski, Universidade de Brasília

Pedagoga com Especialização em Gestão Escolar, Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade da Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (unB). Professora da Universidade de Brasília (UnB) desde 2011. Foi Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) (2010-2016), Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA). Coordenou a implementação dos programas governamentais: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Sistema de Avaliação das Escolas de Governo (SAEG), e Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (REVALIDA). Em 2010, implantou o Banco Nacional de Itens da Educação Superior para construção do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade). Foi eleita Presidente da Red Iberoamericana para el Asseguramento de la Calidad en la Educación Superior (RIACES) com a finalidade de desenvolver ações e projetos de avaliação nos países da America Latina e Caribe (2015-2016). No âmbito do Mercosul, foi representante do Brasil na Rede de Agências Nacionais de Avaliação (RANA), para o desenvolvimento do Sistema de Acreditação Regional do Mercosul (ARCU-SUL) (2010-2016). Coordenou o Projeto de Cooperação Brasil-África (2013-2016), para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior em Cabo Verde. Tem experiência de gestão de Secretaria Municipal de Educação e em docência da Educação Básica e Superior. Desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação. É membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB) e do Grupo de Trabalho de Políticas de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação GT 11/ANPEd. De 2003 a 2008 foi Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial (SEESP) do Ministério da Educação, onde, entre outras ações coordenou o Programa Direito a diversidade nos países do Mercosul (2003-2006) e o Programa Educação Inclusiva: Direito à diversidade nos municípios brasileiros (2004-2008). Atuou na implementação do Decreto de Acessibilidade, na construção da Lei de Libras e na construção da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Atuou na gestão da Secretaria Municipal de Educação de Sata Maria/RS (2000-2003). Foi Diretora da Escola Municipal Fontoura Ilha Município de Santa Maria (1997-2000); supervisora e professora das redes municipal (1988-2011) e estadual no RS (1993-2011).

Published
2018-10-05
How to Cite
Rothen, J. C., Bernardes, J. dos S., Borges, R. M., & Griboski, C. M. (2018). <b&gt;Undergraduate courses in Sinaes: the institutional practice between national and international parameters for evaluation and accreditation of quality. Acta Scientiarum. Education, 40(4), e37650. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.37650
Section
Teachers' Formation and Public Policy