Fatores que influenciam a experiência de estagiários em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas

Palavras-chave: formação de professores; estágio curricular supervisionado; satisfação no estágio; fatores organizacionais e pessoais.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado é um componente essencial na formação de professores, atuando como uma ponte entre a teoria acadêmica e a prática educacional. Este elo não apenas cumpre um requisito curricular, mas também oferece aos estagiários uma oportunidade de imersão na realidade sociocultural da educação, possibilitando a integração dessas competências. O estudo aqui proposto visa analisar de forma quantitativa os fatores organizacionais e pessoais que influenciam a satisfação dos estagiários em uma instituição pública de ensino. Utilizando um questionário estruturado como instrumento principal de coleta de dados, o estudo aborda variáveis como o apoio do supervisor, clareza das atividades propostas, percepção do valor funcional e social do estágio, satisfação geral com a experiência do estágio e o nível de iniciativa dos estagiários. Os resultados revelam que o suporte do supervisor, a clareza das tarefas e o valor funcional e social percebido desempenham papéis relevantes na satisfação dos estagiários, superando influências como o gênero. A significativa influência do suporte do professor, tanto direta quanto indiretamente através do valor social percebido, sublinha a importância das relações interpessoais e do envolvimento ativo dos professores supervisores. Além disso, a proatividade dos estagiários, incentivada pela clareza das tarefas e pelo valor funcional, é destacada como fundamental para uma experiência de estágio positiva. Conclui-se que programas de estágio bem estruturados, que oferecem apoio qualificado dos professores supervisores e enfatizam a relevância prática no contexto educacional, são elementos importantes para maximizar a satisfação dos estagiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alfirević, N., Potočan, V., & Nedelko, Z. (2021). Students’ values, professional socialization and the mental gap of corporate social responsibility perceptions. Plos one, 16(12), e0261653. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0261653

Almeida, M. I., & Pimenta, S. G. (2015). Estágios supervisionados na formação docente. Cortez.

Arrais, A. A. M., & Silva, D. M. S. (2021). O estágio supervisionado em ensino de ciências como espaço para a mobilização dos saberes docentes. Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 13(26), 79-92. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.397

Barni, D., Danioni, F., & Benevene, P. (2019). Teachers’ self-efficacy: the role of personal values and motivations for teaching. Frontiers in psychology, 10, 465388. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01645

Beenen, G. (2007). Learning fast: understanding MBA internship effectiveness. Academy of Management Proceedings, 2007(1), 1-6. https://doi.org/10.5465/ambpp.2007.26523136

Beggs, B., Ross, C. M., & Goodwin, B. (2008). A comparison of student and practitioner perspectives of the travel and tourism internship. The Journal of Hospitality, Leisure, Sport and Tourism Education, 7(1), 31-39. https://doi.org/10.3794/johlste.71.161

Crisp, G., & Cruz, I. (2009). Mentoring college students: a critical review of the literature between 1990 and 2007. Research in Higher Education, 50, 525-545. https://doi.org/10.1007/s11162-009-9130-2

D’Abate, C. P., Youndt, M. A., & Wenzel, K. E. (2009). Making the most of an internship: an empirical study of internship satisfaction. Academy of Management Learning & Education, 8(4), 527-539. https://doi.org/10.5465/amle.8.4.zqr527

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2000). The “What” and “Why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, 11(4), 227-268. https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1104_01

Dixon, M. A., Cunningham, G. B., Sagas, M., Turner, B. A., & Kent, A. (2005). Challenge is key: an investigation of affective organizational commitment in undergraduate interns. Journal of Education for Business, 80(3), 172-180. https://doi.org/10.3200/JOEB.80.3.172-180

Eccles, J. S., Wigfield, A., & Schiefele, U. (1998). Motivation to succeed. In W. Damon, & N. Eisenberg. Handbook of child psychology: Social, emotional, and personality development (pp. 1017-1095). John Wiley & Sons, Inc.

Goss-Sampson, M. A. (2019). Statistical analysis in JASP: a guide for students. JASP. https://jasp-stats.org/jasp-materials/

Hattie, J. (2008). Visible learning. A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203887332

Hergert, M. (2009). Student perceptions of the value of internships in business education. American Journal of Business Education, 2(8), 8. https://doi.org/10.19030/ajbe.v2i8.4594

Jackson, D., Fleming, J., & Rowe, A. (2019). Enabling the transfer of skills and knowledge across classroom and work contexts. Vocations and Learning, 12(3), 459-478. https://doi.org/10.1007/s12186-019-09224-1

Lai, L. S. L., To, W. M., Lung, J. W. Y., & Lai, T. M. (2012). The perceived value of higher education: the voice of Chinese students. Higher Education, 63, 271-287. https://doi.org/10.1007/s10734-011-9439-6

Locke, E. A., & Latham, G. P. (2002). Building a practically useful theory of goal setting and task motivation: A 35-year odyssey. American Psychologist, 57(9), 705-717. https://doi.org/10.1037/0003-066X.57.9.705

Luthans, F., & Youssef-Morgan, C. M. (2017). Psychological capital: an evidence-based positive approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 4, 339-366. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032516-113324

Luz, A. R., Silva, T. R., & Bego, A. M. (2023). Revisão sistemática acerca do papel do professor supervisor de estágio na formação de futuros professores de ciências. Educação Química en Punto de Vista. https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3361

Mello, A. C. R., & Higa, I. (2017). Contribuições da supervisão de estágio para o desenvolvimento profissional docente de professores de Ciências e Biologia.| Enseñanza de las ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 2689-2694. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339261

Menezes, J. P. C. (2022). Relação das crenças de autoeficácia com as emoções, estratégias de enfrentamento e inteligência emocional na formação inicial de professores. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 17(2). https://doi.org/10.14483/23464712.18590

Menezes, J. P. C. (2023a). Estágio supervisionado síncrono: desenvolvimento das habilidades pedagógicas e identidade do profissional no ensino de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 19(42), 134-147. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.14216

Menezes, J. P. C. (2023b). Influência do afeto positivo, autoeficácia e satisfação no entusiasmo dos estudantes durante o estágio curricular supervisionado. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 15(34), 111-124. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.712

Narayanan, V. K., Olk, P. M., & Fukami, C. V. (2010). Determinants of internship effectiveness: an exploratory model. Academy of Management Learning & Education, 9(1), 61-80. https://doi.org/10.5465/amle.9.1.zqr61

Osterman, K. F. (2000). Students’ need for belonging in the school community. Review of Educational Research, 70(3), 323-367. https://doi.org/10.3102/00346543070003323

Patton, P. L., & Dial, D. F. (1988). Testing the water: A survey on HRD internships. Training & Development Journal, 42(10), 48-52. https://eric.ed.gov/?id=EJ377209

Phoebe, W. K. (2010). Determinants of internship effectiveness for university students in Hong Kong [Bachelor’s thesis, Hong Kong Baptist University].

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2004). Estágio e docência. Cortez.

Reister, M. (2023). Teachable moments: what can we learn from peer mentors and teacher workshops? Teaching and Teacher Education, 135, 104330. https://doi.org/10.1016/j.tate.2023.104330

Sagiv, L., Roccas, S., Cieciuch, J., & Schwartz, S. H. (2017). Personal values in human life. Nature Human Behaviour, 1(9), 630-639. https://doi.org/10.1038/s41562-017-0185-3

Sawyer, J. E. (1992). Goal and process clarity: specification of multiple constructs of role ambiguity and a structural equation model of their antecedents and consequences. Journal of Applied Psychology, 77(2), 130-142. https://doi.org/10.1037/0021-9010.77.2.130

Scholz-Kuhn, R., Makarova, E., Bardi, A., & Döring, A. K. (2023). The relationship between young children’s personal values and their teacher-rated behaviors in the classroom. Frontiers in Education, 8. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1162335

Sides, C., & Mrvica, A. (2016). Internships: theory and practice. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315224305

Silva, D. M. S., & Pedreira, A. J. L. A. (2016). A percepção dos alunos estagiários licenciandos em Ciências Naturais do papel dos professores supervisores da escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15(3), 412-427. https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen15/REEC_15_3_6_ex1111.pdf

Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2009). The successful internship: Personal, professional, and civic development (3rd ed). Brooks/Cole.

To, W. M., & Lung, J. W. Y. (2020). Factors influencing internship satisfaction among Chinese students. Education + Training, 62(5), 543-558. https://doi.org/10.1108/ET-01-2020-0023

Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes.

Yu, X., Wang, X., Zheng, H., Zhen, X., Shao, M., Wang, H., & Zhou, X. (2023). Academic achievement is more closely associated with student-peer relationships than with student-parent relationships or student-teacher relationships. Frontiers in Psychology, 14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1012701

Zimmerman, B. J. (2000). Self-efficacy: an essential motive to learn. Contemporary Educational Psychology, 25(1), 82-91. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1016

Publicado
2025-09-23
Como Citar
Menezes, J. P. C. de. (2025). Fatores que influenciam a experiência de estagiários em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Acta Scientiarum. Education, 47(1), e71417. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.71417
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas