The reform of High School and educational inequalities

Keywords: New High School; youths; inequality; education policy.

Abstract

The concern with educational inequalities is intensified with the reform of Secondary Education. What became popular as ‘New High School’ began in 2016 with Provisional Measure n°746, converted into Law n° 13,415 of 2017, and advocates for curricular changes with the idea of flexibility: the establishment of educational pathways (a diversified part of the curriculum). The essential learning, common to the federative entities, was determined by the National Common Curricular Base aimed at the final stage of Basic Education. Criticism of the legislation and requests for the annulment of the reform since Lula takes office for his third term (2023-2027) show the dissatisfaction of several subjects (students, teachers, associations, among others) with what would be an abyssal deepening of the impossibilities for young people in the public network, in the face of determinations that disregard different realities. The Ministry of Education establishes public consultations and freezes the implementation schedule of the reform. An executive report was produced, and a new proposal was sanctioned by the presidency, which provides for the expansion of the workload for basic general training and the reduction of training itineraries. Thus, aiming to analyze possible effects of educational policy on issues of inequality in access and retention in Higher Education in Brazil, this research is conducted with a qualitative nature and exploratory approach. The methodological path consists of a bibliographic survey of scientific articles (2020-2022) and documentary analysis (National Education Plan - 2014/2024, BNCC, and Law nº 13,415/2017). It is observed that the outlined plan can be considered compromised, with many unmet goals, and the new one will need to address challenges of complex inequality that afflict part of the youth, as educational policy may exacerbate historical barriers, affecting access and retention of youth from public schools in Higher Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aryanne Mila de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT).

Renata Teixeira Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT).

References

Amaral, N. C. (2017). O “novo” ensino médio e o PNE: haverá recursos para essa política? Retratos da Escola, 11(20), 91-108. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.759

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. (2024). Projeto de lei do PNE 2024-2034 contém avanços e riscos de retrocessos, analisam coordenadoras de GT. https://anped.org.br/projeto-de-lei-do-pne-2024-2034-contem-avancos-e-retrocessos-analisam-coordenadoras-de-gt/

Azevedo, L. D. (2020). Do vestibular ao ENEM: trajetórias, permanências e transformações (1750-2018). EDUCA - Revista Multidisciplinar Em Educação, 7(17), 505-531. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4483

Bueno, M. S. S. (2000). O Ensino Médio no limiar do terceiro milênio: contatos imediatos (Cap. 4). In M. S. S. Bueno (Org.), Políticas atuais para o Ensino Médio (pp. 105-167). Papirus.

Ciavatta, M., & Ramos, M. (2012). A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, 17(49), 11-37. https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000100002

Dayrell, J. T., & Jesus, R. E. (2016). Juventude, Ensino Médio e os processos de exclusão escolar. Educação & Sociedade, 37(135), 407-423. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016151533

Estratégia Vestibulares. (2020, 8 de setembro) Vestibular Unicamp: cursos, concorrência, calendário e mais. https://vestibulares.estrategia.com/portal/enem-e-vestibulares/vestibulares/vestibular-unicamp/

Frigotto, G., & Ferreira, S. M. (2023). Cultura colonizadora e escravocrata, autoritarismo e ultraconservadorismo, o DNA da classe burguesa brasileira. In G. Frigotto (Org.). O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica (pp. 32-75). Expressão Popular.

Fuza, A. F., & Miranda, F. D. S. S. (2020). Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 25. https://doi.org/10.1590/S1413-24782019250009

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2020). Painel de Monitoramento do PNE. INEP. https://l1nk.dev/44hMP

Kuenzer, A. Z. (2017). Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade, 38(139), 331-354. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723

Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014, 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. (2017, 16 de fevereiro). Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm

Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024. (2024, 16 de janeiro). Institui incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, aos estudantes matriculados no ensino médio público; e altera a Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, e a Lei nº 14.075, de 22 de outubro de 2020. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14818.htm

Lei nº 14.934, de 25 de julho de 2024. (2024, 25 de julho). Prorroga, até 31 de dezembro de 2025, a vigência do Plano Nacional de Educação, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=26/07/2024&jornal=515&pagina=1

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lima, G. S. N., & Colares, M. L. I. S. (2023). Pedagogia histórico-crítica e educação integral: reflexões sobre a formação humana emancipatória. Acta Scientiarum Education, 45(1), e60501. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60501

Maciel, A. C., Jacomeli, M. R. M., & Brasileiro, T. S. A. (2017).Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à prática.Educação & sociedade, 38(139), 473-488. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017158639

Maciel, A. C., Jacomeli, M. R. M., & Brasileiro, T. S. A. (2017). Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à prática.Educação & sociedade, 38(139), 473-488. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017158639

Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. (2016, 22 de setembro). Institui a política de fomento à implementação de Escolas de Ensino Médio em tempo integral. Câmara dos Deputados. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-publicacaooriginal-151123-pe.html

Ministério da Educação. (1998). Portaria nº 438 de 28 de maio de 1998. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf

Ministério da Educação. (2018a). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Ministério da Educação. (2018b). Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. CNE/CNB. https://acesse.one/DhrD3

Ministério da Educação. (2023). Sumário Executivo do Relatório da Consulta Pública do Ensino Médio. https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/sumario_executivo_consulta_publica_ensino_medio.pdf

Ministério da Educação. (2024a). Pé-de-meia: a poupança do ensino médio. https://www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia

Ministério da Educação. (2024b). Governo encaminha projeto do novo PNE ao Congresso Nacional. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/governo-encaminha-projeto-do-novo-pne-ao-congresso-nacional

Morais, E. A., Pedro, D. F. P., Fernandes, B. M., Silva, J. J. R., Cruz, M. P., Nogueira Neto, L. F., Oliveira, C. E. M., & Geraldo, V. (2020). Curso popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio: um meio de inclusão social em Itabira. Research, Society and Development, 9(5), 1-13. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2849

Mota, É. R. L. C., Casagrande, A. L., & Alonso, K. M. (2022). Política educacional para o Ensino Médio: O Projeto “Escola Plena” no contexto Mato-Grossense. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 17(n. esp. 3), 2273–2293. https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16728

Neves, R. C. V., & Colares, A. A. (2023). Reformas no ensino médio no Brasil: o chão da escola em areia movediça. Revista Educação e Emancipação, 16(1), 124-153. https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.5

Oliveira, D. A. (1997). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Vozes.

Pereira, T. I., Raizer, L., & Meirelles, M. (2010). A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. REP – Revista Espaço Pedagógico, 17(1), 86-96.

Pinto, J. M. R. (2016). Uma análise da destinação dos recursos públicos, direta ou indiretamente, ao setor privado de ensino no Brasil. Educação & Sociedade, 37(134), 133-152. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157682

Projeto de Lei nº 2.614. (2024). Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Projetos/Ato_2023_2026/2024/PL/pl-2614.htm

Projeto de Lei nº 5.230. (2023, 26 de outubro). Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e define diretrizes para a política nacional de ensino médio. Câmara dos Deputados. https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2399598&fichaAmigavel=nao

Projeto de Lei nº 5.665. (2023). Prorroga, até 31 de dezembro de 2025, a vigência do Plano Nacional de Educação, aprovado por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Câmara dos Deputados. https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2440754&fichaAmigavel=nao

Ramos, M. N. (2004). O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. In G. Frigotto & M. Ciavatta (Orgs.), Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho (pp. 37-52). MEC/SEMTEC.

Rozendo, J. F. (2023). Políticas públicas no Ensino Médio no contexto: LDB e PNE. Revista OWL – Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, 1(2), 160-167. https://doi.org/10.5281/zenodo.8251439

Senkevics, A. S., & Carvalho, M. P. (2020). Novas e velhas barreiras à escolarização da juventude. Estudos Avançados, 34(99), 333-352. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.020

Silva, M. R. (2020). Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(107), 274-291. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701953

Süssekind, M. L., & Maske, J. (2020). “Pendurando roupas nos varais”: Base Nacional Comum Curricular, trabalho docente e qualidade. Em Aberto, 33(107), 173-187. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4532

Tenente, L. (2023, 19 de setembro). Ministro da Educação confirma que não haverá mudança no Enem 'nem agora, nem em 2024'. G1 – Educação. https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/09/19/ministro-da-educacao-mudancas-enem-novo-ensino-medio.ghtml

Published
2025-10-28
How to Cite
Barros, A. M. de, Nascimento, R. T., & Casagrande, A. L. (2025). The reform of High School and educational inequalities. Acta Scientiarum. Education, 47(1), e73475. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.73475
Section
Teachers' Formation and Public Policy