<b> Manuais para a educação de um ofício feminino nas décadas de 1960 e 1970 </b> - doi: 10.4025/actascieduc.v36i1.21559
Resumen
Neste trabalho analisa-se a qualificação para secretários em duas obras literárias brasileiras voltadas para a educação do ofício nas décadas de 1960 e 1970: Manual da Secretária Moderna, de Helena Montezuma e Você, secretária: um manual de atualização profissional, de Néris Bertocco e Ângela Schneider Loyola. Buscou-se demonstrar como ocorreu o discurso da educação para o Secretariado, verificando as relações com a educação para a mulher e a intenção moralizadora e conformadora para a atuação no ofício, bem como a relação da educação para o trabalho dos secretários com a construção de uma cultura da profissão sob a intenção de novos significados na década de 1970. As análises apontam para uma educação acompanhada da persistência da tradição sobre o feminino, esboçando dificuldade do rompimento das amarras da própria condição das mulheres na sociedade.
Descargas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARACIÓN DE ORIGINALIDAD Y DERECHOS DE AUTOR
Declaro que este artículo es original y no ha sido presentado para publicación en ninguna otra revista nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad.
Los derechos de autor pertenecen exclusivamente a los autores. Los derechos de licencia utilizados por el periódico son la licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): por lo tanto, se permite compartir (copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear material a partir del contenido). licencia para cualquier propósito, incluidos fines comerciales).
Se recomienda leer este enlace para obtener más información sobre el tema: proporcionar créditos y referencias correctamente, entre otros detalles cruciales para el buen uso del material licenciado.




































