Por uma literatura menor

  • Denise Viuniski da Nova Cruz Universidade do Vale do Itajaí
  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: literatura menor, deslocamentos, literatura

Resumo

Este artigo objetiva apresentar funções ampliadas dos textos literários por meio da intercessão de dois importantes conceitos: o de ‘deslocamento’, problematizado por Barthes na obra Aula; e o conceito de ‘literatura menor’, desenvolvido por Deleuze e Guattari. A questão problema que norteia a pesquisa é: Quais as funções do texto literário segundo Barthes e Deleuze e Guattari? Como procedimento metodológico, optou-se por fazer incursões pelas obras de Franz Kafka, João Guimarães Rosa e Clarice Lispector, realizando inferências que possibilitassem abordar esses conceitos nas narrativas literárias. Como resultado, sinaliza-se que as funções do texto literário, para Barthes, Deleuze e Guattari, são de deslocamentos que fogem das forças coercitivas da língua – o fascismo – e possibilitam a dúvida sobre seus sentidos, a contradição e a dinamicidade do texto, características que o situam como literatura ‘menor’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Viuniski da Nova Cruz, Universidade do Vale do Itajaí
Doutora em Educação pela Universidade do vale do Itajaí. Professora de Humanidades do Curso de Medicina da UNIVALI. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.
Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí
Professora doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.
Publicado
2019-01-02
Como Citar
Cruz, D. V. da N., & Neitzel, A. de A. (2019). Por uma literatura menor. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e34184. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34184
Seção
História e Filosofia da Educação