<b>Innovación pedagógica con el uso de las TIC: percepciones de docentes de Brasil, España y México sobre sus prácticas

  • Rogério Arruda Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0002-6632-1080
  • Martha Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Joaquín Paredes Universidad Autónoma de Madrid
Palabras clave: docencia, estrategia didáctica, motivación.

Resumen

Este artículo proviene de un estudio exploratorio cualitativo realizado junto a docentes de instituciones de enseñanza superior de Brasil, España y México. El objetivo del estudio fue analizar las percepciones de los docentes de las instituciones investigadas sobre la innovación pedagógica resultante del uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en sus prácticas de enseñanza. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado enviado por correo electrónico. Se utilizó la técnica del análisis de contenido para el análisis de los datos. Los resultados muestran tres tipos de percepciones que los docentes tienen sobre las innovaciones pedagógicas resultantes del uso de las TIC en sus prácticas. La mayoría tiene la convicción e identifica innovaciones a partir del uso de las TIC. Un número inferior de participantes también identifica las innovaciones, pero destacan que, para más allá del uso de las TIC, ellas son el resultado de la actitud del docente. Y, también, hay la opinión de saturación en el uso de las TIC, sin la percepción de innovación.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rogério Arruda, Universidade Federal do Rio Grande
Doutor e mestre em Educação Ambiental. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017) e pós-doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). No estudo de doutoramento, investigou os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação docente nos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG, no Brasil, e no Doctorado Interuniversitario en Educación Ambiental, na Espanha. Foi bolsista da ANPEd, por conta de projeto aprovado no edital nº 002/2006 da ANPEd/MEC/SECAD. Atuou como professor/orientador convidado na Universidade Nacional Autónoma de México - UNAM (2012) no Programa Formación Mediante Creatividad, para docentes das escolas normais do México. Tem colaborado, desde 2015, com a Escuela Normal de Tlalnepantla (México) na formação de futuros docentes, explorando as possibilidades de articulação entre a Educação Ambiental e as TIC. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura, prática educativa e formação de professores, da FURG (desde 2004) e do LAPEPSO - Laboratório de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social, da FURG (desde 2004). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Formação docente com o uso das TIC.
Martha Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado- sanduiche na Universidade de Queens, Ontário, Canadá (2005/2006). Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Curso de aperfeiçoamento na Faculdade de Educação, Project Zero, da Universidade de Harvard, Cambridge, EUA (1999 e 2001). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM nos biênios 2013/2014 e 2015/2016 . Associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a AERA (American Educational Research Association). É consultora ad-hoc de periódicos especializados nacionais e internacionais. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2012. Regional Vice-President da América do Sul do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2013 e Pesquisadora do Comitê Executivo do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) para o período 2015-2017. Lidera o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores na relação com os temas: tecnologias digitais, currículo, inovação e arte/educação.
Joaquín Paredes, Universidad Autónoma de Madrid
Doutor em Pedagogia. Professor Titular da Facultad de Formación de Profesorado y Educación (Universidad Autónoma de Madrid - UAM). É subdiretor do Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación e Secretário Geral da Sociedad Española de Pedagogía. Foi Vice-decano da Faculdade de Educação, Diretor do Departamento de Didática e Diretor de Pós-graduação de Educação da UAM. Diretor do grupo de investigação FORPROICE (UAM) sobre inovação e formação docente (2011-14). Tem colaborado com inúmeras universidades espanholas (como a Internacional Menéndez Pelayo, Alcalá, Complutense, Castilla La Mancha, Alfonso X, Pontificia de Comillas, Valladolid e País Vasco) no desenvolvimento de cursos de capacitação e aperfeiçoamento em Tecnologias da Informação e Comunicação de docentes. Também tem colaborado com diversas universidades e entidades latinoamericanas, como a Fundación Televisa (México), as escolas normais dos Estados de México, Michoacán y Guerrero (México), UNID (México), UNAM (México), Universidad Veracruzana (México), Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Brasil), Universidad de Concepción (Chile) e Universidad de la República (Uruguai), com cursos sobre o papel do docente contemporâneo, narrativas digitais, blended learning e processos de utilização das TIC em Educação em Valores e Educação Ambiental. Professor Visitante da Universidad de Girona (Espanha) e da Universidad de la República (Uruguai). Membro do conselho editorial/científico de diversas revistas nacionais e internacionais. Membro de vários comitês científicos, entre outros o Assessor de Formação Virtual da UAM (2008-10), Diretor da sociedade científica Rute (http://www.rute.edu.es) (2006-12). Avaliador espanhol e internacional de projetos (governos da Argentina e Uruguai). Suas linhas de pesquisa versam sobre formação pedagógica inicial e continuada do docente,  tecnologia educativa, didática e inovação.
Publicado
2018-06-15
Cómo citar
Arruda, R., Prata-Linhares, M., & Paredes, J. (2018). <b&gt;Innovación pedagógica con el uso de las TIC: percepciones de docentes de Brasil, España y México sobre sus prácticas. Acta Scientiarum. Education, 40(3), e36217. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.36217
Sección
Formación Docente y Políticas Públicas